terça-feira, 5 de maio de 2020

O Elo Perdeu-se...






Este Blog é  uma Novela de Zazá Lula, esse é o primeiro Post. Os demais devem ser lidos do Fim para o Começo.

Boa Leitura...



O Elo Perdido perdeu-se na tarde em que distraídos todos os deuses celebravam.

O Elo soltou-se tão sutil, sem alardes, nem vendavais, nem tempestades o viram se despregar

Rolou céu abaixo e caiu na terra, ninguém sabe o lugar por onde rolou.

Quando os deuses acordaram ressaqueados e retomaram seu puxar da corrente do destino, parte dela soltou-se e só então constataram que faltava um pedaço, daquilo que tornava completa a história do tempo e das existências.

Reuniram-se incessantemente para recontar os pedaços e poder forjar o exato elo que faltava para que tudo fosse completo novamente.

Infrutíferas foram às tentativas de reconstituir a perfeição do que fora perdido, por que faltava algo que ninguém sabia ou lembrava o que era, e só o elo que rolou pro mundo tornaria possível a reconstituição daquilo que ele era parte.

Os Deuses haviam perdido a explicação do sentido da vida e não mais dominavam a totalidade da lógica que tornava tudo aquilo possível.

Desesperados com a idéia de nunca mais conseguirem explicar o que estava acontecendo reuniram-se, era preciso enviar a terra a busca pelo elo com o risco de nunca mais saber-se a verdade.

Zeus que sempre era o primeiro a sugerir uma solução chamou Mnemosine e lhe convidou para trabalharem juntos na empreitada de lembrar como era o Elo Perdido, que completaria a corrente do destino.

Embriagaram-se de vinho noites a fio, e encantaram-se com ervas trazidas de vários lugares e por vários deuses e quando a própria Mnemosine já nem lembrava o que faziam ali, deram-se conta que não tinham desvendado o mistério do Elo Perdido.

Quando Mnemosine pariu as trigêmeas Calíope, Érato e Polimnia , nasceu a idéia das musas, Zeus que sempre tinha soluções imediatas, imediatamente sugeriu:

- Enviaremos a terra nossas filhas para buscarem o Elo Perdido. Chamaram as meninas e contaram pra elas tudo que lembravam do ocorrido, com vários detalhes incríveis narrados pela sempre atenta Mnemosine.

As meninas que estavam sempre excitadas e dispostas rapidamente desceram sem nem ao menos saber como era o tal elo e como seria possível reconhecê-lo se o vissem.

E justamente isso, que se tem pra resolver.

Como as musas eram muito agitadas, disseram que não precisavam de nem mais um conselho, que certamente o elo reconheceriam.

Antes que desçam lhes daremos vossos dons é através deles que vocês reconhecerão. Aquilo que esta perdido e ninguém faz idéia de onde está.

Na ultima conversa de Mnemosine e Zeus eles desconfiaram que os homens pudessem o estar escondendo, então precisariam retirar destes suas verdades mais íntimas, chamaram assim Érato e lhe deram o dom da Poesia Romântica, era o primeiro dom, com ele ela arrancaria dos seres humanos aquilo que lhes fosse mais arroubado, o mais rápido e profundo.

Quando chamaram Calíope e lhe contaram o dom da irmã ela disse, mas o imediato não se lembra do que já foi perdemos assim o passado e o que deu origem aos fatos, reflexivos os pais lhes deram o a Poesia Épica originária de lembranças e fatos já pouco lembrados, a mãe lhe ofereceu uma dose extra do próprio dom, que dizem deixou Mnemosine ainda mais desmemoriada.

Ao seu turno Polimnia disse que as palavras eram muitas e que era sempre preciso muito tempo para achar as palavras certas e disse que queria saber sempre o sentido das palavras para não perderem-se as traduções que tornariam qualquer língua possível de ser desvendada, Zeus achou tão inteligente aquele terceiro dom que ofereceu á filha todos os louvores e assim ficaria ela com todos os Hinos entoados para o divino ou o belo.

Após descidas a terra houve grave desentendimento entre Zeus e Mnemosine ocasionada por vinhos, fumos e especiarias, decidiram então que procurariam outros dons e continuariam a busca.

Mnemosine foi logo falar com Apolo que sabia ser sempre muito inteligente e menos precipitado que Zeus, este se encontrava muito ocupado com uns novos movimentos que tinha descoberto e mostrou todas as novas modalidades que seu corpo era capaz, ensinou tantos movimentos a Mnemosine que em algum tempo nasceram Tália e Mepomene.

Zeus que andava um pouco ocupado tentando resolver os problemas causados pelo Elo Perdido ficou felicíssimo com o nascimento das meninas e mandou chamar às filhas, pra que essas lhes ajudassem a distribuir os dons as novas musas

Essas disseram que estavam na dúvida sempre do quão realista ou mítico era o que se dizia e que precisavam saber distinguir o grave do efêmero.

Zeus chamou Tália e lhe concedeu o dom de arrancar risos daquilo que pareça sem ser, que sejam caricaturas de uma verdade omitida, e assim ela ganhou a Comédia.

Para Mepomene Zeus deu um cantil de lágrimas por ela seriam possíveis reconhecer verdades profundas e assim se algum humano estivesse com o Elo Perdido em breve ele emergiria deu-lhe o dom da Tragédia.

Apolo ficou muito satisfeito com os dons concedidos por Zeus e assim criou os cinco anéis olímpicos que seriam dados as meninas para que elas barganhassem o Elo Perdido caso o encontrassem

Zeus foi ter com Gana para lhe dizer que o elo provavelmente estava na terra e que ele estava disposto a procurar em alguns lugares, mas Gaia tinha um tão lindo jardim e distraíram-se com tantas flores que deram origem a Terpsícore, chamadas novamente as irmãs, elas decidiram que a nova musa deveria balançar os humanos para que o Elo Perdido caísse de seus corpos caso nestes estivesse preso.

Como a sugestão partiu das gêmeas de Apolo e este estava sentido de ter perdido a forma dos anéis Olímpicos, durante uma briga com Mnemosine deu a Tercícope o vigor para movimentos prolongados que permitissem o elo soltar-se, Gaia concedeu-lhe o poder de traduzir tudo que estivesse na terra em gestos deram-lhe assim o dom da Dança, Zeus concedeu-lhe o direito de escolher o dom e o nome da próxima musa que nascesse.

Zeus achou melhor ir falar com Mnemosine por que esta provavelmente lembrava alguns detalhes que este desconhecia e perderam-se em tantos detalhes que logo, logo Tercícope foi chamada para conceder um dom e dar o nome da musa irmã. Esta disse que andava entediada com o silêncio dos movimentos e queria poder ouvir os movimentos dos homens e das coisas , assim nasceu Euterpe a musa da Música, as irmãs todas encantadas com o dom da caçula concederam-lhe todas um bocado de seus próprios dons.

Inesperadamente Calíope engravidou do próprio Apolo e dessa união nasceu Clio a quem Mnemosine, contou toda a História e concedeu-lhe o poder de ser a guardiã dos seus conhecimentos, sendo ela criada, nomeada e agraciada por Mnemosine e Zeus que lhe concedeu também a eloqüência e o dom da narrativa, para que ela contasse aos homens e aos Deuses a História na qual o elo da corrente do destino estava perdido.

A última musa foi Urânia filha de Gaia e Urano.

Gaia pediu a Mnemosine que a filha não soubesse sua origem e lhe adotasse com a última musa, feito isso em acordo com Zeus e Apolo, foi apresentada as outras irmãs, estas derreteram-se tanto por ela que lhe deram o zodíaco os doze signos para que ela marcasse todos os humanos e pusesse neles uma classificação de atributos para facilitar o trabalho das outras musas.

Urano lhe concedeu o poder de vigiar o céu em busca do Elo Perdido e o poder de conhecer o movimento das águas e dos astros. Zeus ainda lhe deu a Matemática pra que ela soubesse fazer cálculos perfeitos para saber se o elo encontrado era mesmo o Elo Perdido...



II



Para melhor acomodar as filhas, Zeus criou o Mouseion, uma linda casa onde colocou todo o conhecimento que os humanos tinham para que as filhas o adquirissem e assim ampliassem seus dons, ficou feito então o acordo Apolo as visitaria para acompanhar as buscas do Elo Perdido, tendo em vista que Zeus andava muito envolvido com conflitos entre divindades externas ao seu panteão, fazia pouco tempo que o Olimpo tinha tomado conhecimento de outros deuses de outros poderes em outros lugares, e já havia a proposta de uma entidade unificada , que mais tarde seria conhecida por DEUS.





Por essa época houve a suspeita de que alguns deles poderiam ter roubado o Elo Perdido durante a tarde em que ele sumiu, por esse e outros problemas divinos, Zeus entregou a Apolo a tarefa de acompanhar a busca feita pelas musas, que eram apenas algumas das responsáveis pelo de busca do Elo Perdido.





Para cuidar do grande espaço que era o Mouseion ele chamou Crato, que tinha um tic de bater uma mão na outra várias vezes proporcionalmente a felicidade de queria expressar, Zeus o chamou por que Crato havia sido um dos viajantes que descobriu outras divindades e outros panteões e tinha muitas informações importantes para as musas, alem de ter sido de grande ajuda no conflituoso caso de Prometeu e Pandora.



Crato educou as musas como todo o afinco, ensinou-lhes línguas e costumes, mitologias, histórias, totens, tabus, evitações, mistérios, coisas do céu, da terra e dos astros.



Cada vez que as meninas iam bem ele batia suas mãos umas nas outras e em pouco tempo todas elas tinham pego o costume, assim nasceram os aplausos., quanto mais intensos , mais bem feito tinha sido o trabalho, quando as Musas já estavam prontas pra irem buscar o Elo Perdido Crato morreu, enquanto ensinava Urânia a usar um artigo de caça que havia ganhado de uns deuses de pele vermelha com os quais tentou inutilmente travar negociações.



Quando Crato morreu em frente a Urânia que era a caçula, ela chamou pediu pra Urano e Zeus transformarem ele numa estrela, como Crato fora educado por Quíron eles o colocaram na constelação de Sagitário.





Foi por essa ocasião que Zeus resolveu distribuir os presentes para as Musas , a fim de que elas utilizassem estes como instrumentos para o seu trabalho.





Para ti Calíope que tens o dom da poesia épica , dou-te primeiro a tabuleta por que esta tem o poder de atravessar o tempo e guardar a história dos homens, e dou-te também o buril para que graves na madeira, com rapidez , tudo aquilo que te passar na frente dos olhos. Teu desafio será esperar o tempo do poema , deverás aguardar que a história se desfeche para que o poema possa nascer, guarda contigo tudo que puderes a fim de que mais detalhes tenhamos. Desça e busque o Elo Perdido.





Tu Érato, ganharás a lira para que despertes sentimentos adormecidos, teu desafio é buscares o desejo dos homens a beleza afetada, soarás tua bem pequena lira para os prezeres recônditos, faz com que falem o que desejam e o que possuem , para verificarmos se eles possuem ou sabem onde ou com quem está o Elo Perdido. Desça e busque-o.





Para ti Polimnia que buscarás o elo nos segredos que só se revelam as divindades te dou esta túnica, para que te ocultes e assim possas saber os segredos que só se revelam ao divino, um destes pode confessar possuir o elo , ou dar indícios de por onde ele esteja, ela também te esconderá de te saberem estrangeira e te estranharem o domínio das diversas línguas. Vá e desvende o segredo do elo.





Depois chamou as gêmeas Tália e Melpomêne e entregou-lhes duas máscaras a tragédia e a comédia.





Tu Tália por que deves sempre arrancar o que só se revela nos sorrisos levarás contigo o riso constante para que jamais pareças triste, teu desafio é descobrires no que finge seriedade a farsa . Melpomêne pra ti coletares as revelações prantosas deves ocultar teu riso, e permanecerás sempre grave. Teu desafio é desvendar o que causa a dor e o pranto, que constantemente são ocultados pela dor. Em alguma dessas verdades pode estar o Elo Perdido, procurem-no.





Tu Terpsícore, melhor que não carregues nada, para que possas te mover com mais facilidade, melhor que não carregues contigo coisas pesadas, neste momento Euterpe Levantou-se e entregou a irmã-madrinha um pequeno plectro, lembrando da vontade desta de ouvir o som das coisas, fica com ele, podes carregá-lo sem que ele te atrapalhe, Zeus enternecido, retirou as cordas da própria sandália e entregou-as a musa dizendo, onde esticares estas cordas ouvirás o som das coisas e arrancaráss das pessoas movimentos lentos ou bruscos que revelem se o Elo Perdido não está preso em seus corpos. Vá e descubra se o elo está preso ao corpo de alguém.
Quando viu isso Urânia que ainda não tinha doado nenhum dom a Euterpe, presenteou-a com as notas musicais, que ela havia feito com a matemática, para mostrar que tinha aprendido as notas Euterpe quebrou em vários pedaços o bastão de Urânia e fez a flauta com a qual viveria o desafio de descobrir nas linguagens dos sons , possíveis pistas para o paradeiro do Elo Perdido.

A ti Urânia para que possas calcular o tamanho do elo dou-te esta esfera e este compasso para medires o tamanho das coisas, seus movimentos, suas formas e repetições e a esfera te servirá da parâmetro por que muitas coisas se assemelham a forma do elo ela te lembrará sempre seu formato e te auxiliará nas medições. Desça e descubra como é o Elo Perdido.

E assim as musas iniciaram seu trabalho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário