terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Zôdíaco de Urânia








O zodíaco de Urânia






Quando Urânia a musa caçula estava pronta para iniciar suas buscas pelo elo perdido a primeira coisa que fez foi descobrir como funcionava o zodíaco, já tinha se detido longo tempo na observação das estrelas, já reconhecia as constelações, mas ainda não sabia como faria para classificar os humanos através disso. Andava muito angustiada pelos cantos quando Apolo disse a Zeus que já era o momento de ela saber a origem das constelações.

Zeus tinha imenso carinho pela caçula e estava lhe poupando de tão cansativas histórias, mas como em breve as musas sairiam do Mouseion em busca do elo e como teria ainda muitos problemas com a matemática era preciso facilitar-lhe a distribuição das classificações nos humanos, para dar indícios de personalidades as outras irmãs e auxiliá-las na busca pelo elo perdido.

Sabendo o signo dos homens as musas poderiam mais facilmente convencê-los a entregar o elo perdido, através da exploração de suas características mais fortes e do reconhecimento de suas fragilidades.

Assim numa tarde quente Zeus chamou Apolo e Poseidon para auxiliá-lo na reconstituição dos fatos que derem origem ao zodíaco, Apolo ainda sugeriu que Mnemosine fosse convidada, mas Zeus achou que seria melhor poupar a pequena musa dos intermináveis detalhes que a Mãe insistia em contar.

E assim num florido caramanchão Zeus iniciou o relato para Urânia a musa menor.

Querida Urânia, sei que você já é capaz de reconhecer as constelações, mesmo que ainda não saiba o que fazer com isso, sua primeira tarefa será encontrar dentro dos mitos os atributos mais fortes para que cada ser humano possa estar relacionado a uma destas constelações e assim possamos de antemão saber que atributos nele podem ser trabalhados a fim de que revelem onde está o elo perdido ou dêem indícios de por onde ele pode estar.


Com a perda do elo estou tendo cansativas  reuniões com Chronos, para que possamos elaborar uma medida mais simples de tempo que ainda não encontramos, achamos que você pode nos inspirar a formulá-la tão logo seus atributos estejam plenamente desenvolvidos, uma vez que sem o elo perdido ficou mais difícil compreender a corrente do destino e os conflitos de para que lado puxa - lá estão crescentes, além dos muitos problemas relativos a isso, estamos muito preocupados por que outros deuses com os quais travamos recentes relações descobriram que perdemos o elo, o que gerou incredulidade sobre nosso poder sobre a corrente do destino e ainda estimulou esses outros deuses a iniciarem buscas próprias, o que está nos deixando muito preocupados.

Aries

Apolo interrompeu Zeus, vamos ao que interessa não ponha mais problemas na cabeça de Urânia, já é suficiente os que terá por ser a última musa e terem-lhe sobrado que todos os desafios não ofertados a suas irmãs, deixe que eu comece lhe contar sobre o velocínio de ouro.

Zeus pigarreou, a história toda era muito dramática e ele tinha se envolvido demais naquilo e por conta das várias iras e conflitos havia adiado tanto explicar pra sua caçula como ela forjaria o significado dos signos.


Poseidon disse a Apolo, ou conta Zeus, ou conto eu, por que até onde sei você estava as voltas com seus exercícios e pouco tomou parte do ocorrido. Zeus temendo outras interpretações sobre tão complicada história achou melhor ele mesmo contar.


Nefele era um linda protegida de Hera, que passava a tarde inteira a moldar as nuvens fazendo lindos desenhos, Hera gostava tanto do espetáculo que decidiu que melhor seria se Nefele fosse uma rainha, deu-lhe o dom da fertilidade da terra e procurou um rei solteiro, que lhe devesse homenagens, para casá-lo com sua protegida. Ela então lembrou-se de Atamante da Beócia, que vivia em constantes crises de pobreza por conta de problemas de colheita, convenceu-o então que melhor seria se ele casasse com sua querida Nefele que sabia fazer chover e elaborava lindos desenhos com as nuvenzinhas.

Como andava preocupado com a fome de seu povo Atamante imediatamente aceitou a proposta casou-se com Nefele, não foram no entanto muito felizes, por que ela estava sempre distraída moldando nuvens e ele sempre preocupado em manter a ordem de suas terras, indo freqüentemente aconselhar-se com a deusa Harmonia para saber como melhor proceder, já que Hera sempre teve fama de inconstante e irritadiça.

As freqüentes visitas de Atamante a Harmonia culminaram numa repentina e violenta paixão entre o rei e uma das filhas da Deusa que se chamava Ino  tão bela quanto ardilosa e que sempre sonhou em ser rainha. O romance dos dois caminhava quando nasceram Frixo e Hebe filhos de Atamante com Nefele.

Apolo cutucando Poseidon disse , Zeus sabe bem os encantos daquela família, bem lembramos de suas aventuras com Semêle.
Por que você não vai fazer uns exercícios com alguma dessas deusas meu caro Apolo e deixa-nos trabalhar.

Por favor não briguem, pediu a pequena Urânia, continuem me contanto estou prestando atenção, após pequena troca de indelicadeza Poseidon recomeçou a contar.

Pois é querida musa, assim foi, todos andavam bem animados com as filhas de Harmonia, Zeus, Atamante. As meninas eram bem diferentes Semele era boba e delicada, Ino era ardilosa e sedutora, Hera na verdade tinha problemas com a família por causa disso que Apolo estava falando, mais uma crise de ciúme do nosso Zeus aqui, que ninguém sabe bem por que também nunca castiga Hera como ela merece.

Assim estava a história Zeus envolvido com Semele, uma reles mortal e a crise do rei com sua esposa e Ino, como lhe disseram Nefele era muito distraída e um dia deixou as crianças no palácio e pôs-se a moldar nuvens durante muito tempo, foi tanto tempo e tanta nuvem , que um dia Atamante deu-lhe por desaparecida e casou-se com Ino.

 Hera que andava muito distraída tentando acabar com a estranha relação de Zeus com Semele nem se deu conta do ocorrido e só ficou sabendo disso quando as duas histórias se juntaram, Zeus engravidou Semele e provocou as famosas cólicas de Hera, que como sempre buscou ardis para por fim aquilo, ela sabia que Zeus sempre se encontrava com Semele transmutado, pois os mortais não podem ver a forma plena dos Deuses e por isso criamos seres como vocês as musas para mediarem nossas relações com os humanos.

 Hera sabe muito bem disso e como sabia também que Semele já estava avisada sobre sua cólera, resolveu usar outra estratégia e convenceu-a de que não podia ter um filho de algo que ela jamais tinha visto em plenitude, foram tantos chazinhos e tantas conversinhas que Semele acabou se convencendo e convencendo Zeus, que andava tão inebriado com a beleza da moça a quem prometera realizar todos os desejos e queria tanto o filho dela que acabou inconseqüentemente mostrando-se pra ela, e como era de se esperar a moça morreu fulminada.



Zeus Cabisbaixo continuou, foi um erro, realmente, de Semele a Jasão foram cometidos muitos erros, tempos difíceis aqueles, eu fiquei atordoado, peguei a criança e coloquei-a em minha coxa para que ela continuasse se desenvolvendo, dessa tragédia nasceu meu querido Dionísio, meu grande orgulho, sem o qual jamais teríamos nosso precioso vinho.



Apolo tomou a palavra, como você pode ver Urânia,  Zeus sempre precipitado.



Por que não te calas! bradou Zeus.
 Poseidon então mandou providenciar um bom vinho para que todos ficassem menos agressivos, e continuou a história.



Zeus então pediu pra Ino cuidar de seu querido filho o qual não poderia ficar no Olimpo por que Hera o estava perseguindo. Hermeso entregou a Ino e a advertiu sobre a ira da Deusa, esta que temia ainda mais por conta da antiga esposa de Atamante escondeu Dionísio entre as plantas e o chamava de Baco para que não houvesse associação entre os fatos, mas Hera sabia bem que a tia devia saber do paradeiro do menino e só então descobriu que Nefele estava desaparecida, saiu para procurá-la e a encontrou no meio de uma grande tempestade tentando fazer inúteis desenhos com as densas nuvens.



Devo confessar que tenho participação nesta parte, disse Poseídon, encontrei Nefele em cima de um de meus oceanos e achei-a tão bela que fiz subir muitas nuvens para que ela se distraísse e eu pudesse vê-la um pouco mais. A revelação arrancou gargalhadas de Apolo e um repreensivo olhar de Zeus a quem aquele detalhe havia escapado.



Zeus continuou, Hera resgatou Nefele e a levou de volta ao Castelo, onde Ino teve um ataque de ciúmes só comparável ao da própria Deusa, que fez secarem todas as plantas da região pois alguém lhe havia dito que Dionísio estava escondido entre as plantas, como eram todas muito espertas rapidamente Ino fez um plano para livra-se do problema que a volta da antiga esposa causara, além disso fazia ela tinha tido dois outros filhos Learco e Melicertes que não herdariam o trono por conta de Frixo e Hebe os filhos do primeiro casamento.



Ai é que entra você não é mesmo Apolo, disse Zeus zombeteiro

 Apolo engasgou-se levemente com o gole de vinho que bebia e disse, não tive realmente muita culpa, eu andava aprendendo algumas coisas com Harmonia e acabei não percebendo quando Ino convenceu uma de suas primas sacerdotisas a fazer uma previsão falsa sem me consultar, essa previsão dizia que se Frixo e Hebe fossem sacrificados a terra voltaria a ser verde o que era mentira pois a terra estava seca por que Hera andava na caça de Dionísio, o que aliás ela faz até hora, disse sorrindo.

Isso só prova que você deveria ser mais atento e menos falastrão disse Zeus.

Poseídon serviu mais vinho e continuou. Quando Nefele com a qual travei boa amizade veio me contar o que estava se passando mandei meu filho Crisómalo, que era um belo carneiro de pêlo de ouro que voava sobre os oceanos e pastava nas planícies, para ajudar no resgate das crianças, fui também muito ajudado por Zeus que se recusou a aceitar o sacrifício e só não castigou os dois por que estes estavam com a guarda de Dionísio.

A confusão foi tanta que Hera logo descobriu tudo que estava se passando e enquanto Crísomalo salvava Frixo e Hebe ela ensandeceu Atamante e Ito até que eles matassem um de seus filhos, quando Ino recobrou o juízo e viu em seus braços o pequeno Melicertes lançou-se ao mar, devo confessar que os acolhi por conta de Harmonia que muitas vezes havia me aconselhado, assim eles foram transformados em Leucotéia e Palêmon, semi-divindades responsáveis por ajudar marinheiros em meio as tempestades. mudei seus nomes para que se mantivessem escondidos de Hera.



E o que aconteceu com Frixo e Hebe? perguntou a já curiosíssima Urânia.



Crisólamo voou rápido e impediu que o sacrifício fosse levado adiante, resgatou os dois sob minha ordem, disse Poseidon e incumbiu-se de levá-los para um lugar á salvo por cima de meus oceanos, onde dificilmente seriam perseguidos, mas ele estava pouco habituado a fugas e por isso quando atravessava muito rápido entre dois despenhadeiros acabou deixando Hebe cair e machucou-se muito tentando inutilmente salva-la em sua homenagem ficou conhecido como Helesponto o local onde ocorreu sua queda.



Crisólamo seguiu decidido mesmo que muito machucado, debatendo-se entre montanhas até que foi ajudado por Helio que mandou bons ventos o conduzirem até Cólquida onde reinava seu filho Eetes, casado com uma de minhas filhas disse Poseidon.



Quando chegou lá no entanto Crisómalo estava muito machucado mesmo das suas tentativas de salvar Hebe e assim Frixo pediu a Zeus que aceitasse o sacrifício de meu filho e o concedesse alguma graça por sua bravura, estas ultimas palavras saíram muito baixas e Zeus achou melhor continuar contando.



E eu achei muito justo que pela bravura Crisómalo fosse para o céu e assim em homenagem aos três ele vive entre três estrelas na constelação de Áries. Sua carne foi queimada e seu pêlo de ouro foi transformado em Velocinio e abençoado com o dom da abundância, Frixo o deu de presente ao rei que o acolheu como sinal de gratidão gerou muitos problemas, que você saberá quando ouvir falar de Jasão e Medeia, por hora acho que bastam-lhe essas informações, pequena Urânia para que você conceda os atributos dos filhos de Crisómalo.



Urânia pôs-se a pensar e assim decidiu:



Como sua carne foi queimada eu lhe associo ao fogo, como fugiu com coragem e bravura, e foi rápido e prestimoso lhes concedo todos esses atributos, coragem pra sempre enfrentarem, bravura pra nunca temerem, obstinação para sempre procurarem seus objetivos e determinação para não desistirem por fracas razões. Dou-lhe também o pioneirismo por que foi a primeira história a qual tomei conhecimento e a sensibilidade para identificar e solucionar conflitos.



Apolo a advertiu que era necessário por fragilidades, pois os humanos são parte virtudes e parte defeitos.



Urânia pensou e definiu, os filhos do carneiro sofrerão com a mesma cólera e teimosia que gerou todos os problemas de Crisómalo, também com a intolerância e passarão a vida tentando resolver os males que advierem do mal uso de sua própria força.



Todos acharam muitos sábios os atributos e Zeus fez com que assim fosse.

Urânia queria saber o que tinha acontecido a Dionísio mas Zeus lhe disse que esta história viria a seu tempo pois ainda haviam 11 constelações era preciso correr Cronos aguardava a conclusão daquele trabalho.


Touro.



Ai deixa eu contar a do Touro, adoro essa, deixa que eu conto Zeus, adoro as histórias que provam que você nunca pensa direito antes de tomar suas decisões.
Você tem razão Apolo , por exemplo eu não devia ter lhe convidado para vir aqui, me afrontar, você não vê que eu sou o Deus dos deuses. Ambos já estavam meio embriagados do vinho servido por Poseidon e Urânia não agüentava mais tanta confusão.


Parem com isso, contem logo, não temos todos os séculos, em breve será tempo de eu procurar o elo, me contem logo a história do touro.

O senhor Deus dos deuses me permite contar a história do touro?

Conte Apolo, conte, não gosto muito mesmo dessa história.

Assim Apolo começou, Europa era filha de Agenor um rei de Sídon, era bem nova ainda quando Zeus cismou que queria por que queria a menina, sabendo dos seus hábitos de andar pelas praias, transformou-se num touro branco muito bonito e colocou-se entre a moça e suas amigas, fizerem-lhe festa, puseram-lhe flores nos chifres, até que Europa que era muito doce e corajosa, sentou-lhe no dorso, que na verdade era o que nosso Deus dos deuses estava esperando, então ele disparou por dentro do mar assustando a pobre virgem que pelo que eu sei, e nosso Poseídon aqui pode confirmar fez um verdadeiro escândalo por todos os mares pelo qual foi arrastada.


E não ficou por ai, sei muito bem que o Grande Deus ai, apontava um contrariado Zeus embriagando-se de vinho, Zeus fez um sinal de enfado com a mão e Poseídon disse que não tinha nada que ver com aquela história.

Pois querida Urânia, assim foi, a jovem Europa gritando raptada e Zeus tentando convencê-la de que ele era ele e que lhe daria tudo que ela quisesse, como aliás sempre faz, como você já pode notar.

Só quando pararam em uma bela praia, na ilha de Creta foi que Zeus assumindo uma forma humana conseguiu fazer a garota parar de espernear e pode convencê-la a aceitar seu presentes, ele aliás queria o presentinho dela, esqueça isso Urânia, depois lhe explico melhor essa parte, mas como eu dizia, Zeus enfim conseguiu o que queria, mas não sem antes satisfazer muitos desejos da princesa, entre eles desenhar no céu um touro, que pra sempre faria com que todos se lembrassem da paixão de Zeus por ela, ele nem vacilou pegou um punhado de estrelas e em pouco tempo estava pronta a constelação de Tauros o que enfureceu umas tantas Deusas, semi-deusas, ninfas e nereidas e pior, teve de garantir que ela seria imortalizada para todo o sempre na lembrança do povo, como foi que você resolveu isso mesmo Zeus.


Ainda estou resolvendo, gruniu Zeus.

Pois é querida Urânia, diga o que você aprendeu dessa história?

Que atributos concedes aos filhos da constelação de taurus?

Urânia pensou e disse: concedo a mansidão que seduziu Europa, o escrúpulo que faltou ao meu pai Zeus, o dom da oratória que convenceu Europa a aceita-lo, a paciência para esperar pelas coisas difíceis, a teimosia para a insistência, o gosto pelo belo e o harmonioso, mas também lhe concederei a força na fúria  como a que acometeu Europa, e a imprevisibilidade tanto para o bom, quanto para o ruim e lhe atribuo o elemento terra pois só em terra foi possível convencer a donzela a ceder.

Além de achar a filha muito esperta e assim fazer com que os seres de touro tivessem aqueles atributos, lhe ocorreu como garantir a eterna lembrança de Europa, só não falaria por que provavelmente Apolo faria mais piadas irritantes.






Gêmeos


A próxima história deixe que eu mesmo conte Apolo disse Zeus passando-lhe uma bem cheia caneca de vinho.

Você vai contar? Grande Zeus, conte direito, disse Apolo tomando o vinho todo em uma única talagada, conte que você adora se transformar em bichos indefesos e como o seu senso de humor pode ser cruel.




Zeus levantou-se foi até Apolo e perguntou, sabe o que eu estou pensando? No que eu posso lhe transformar? Você tem alguma preferência?

Apolo riu, tudo bem, fico quieto, mas ó um tigre ia ficar ótimo!



Urânia e Poseidon conversavam já entre eles alheios a esta confusão que vez por outra se instalava, sempre por que Apolo tinha um enorme prazer em provocar a fúria de Zeus, fosse contando ironicamente suas peripécias, fosse pegando suas mulheres.



Prestem atenção vocês dois que vou contar a história dos gemini.disse Zeus, Na verdade só um era meu, mas foi tanta confusão nessa história, tanta gente envolvida, que já ninguém se lembra, quem era quem e qual era o que?



Quer mais vinho perguntou Apolo? Afinal se você não achar a verdade no vinho, onde poderá elas estar não é mesmo?



Quero sim, de-me outra caneca, que eu quero me lembrar se era pato ou cisne.



Cisne, disse Poséidon, não é a história daquela Leda?

Essa mesma, Leda, tão bonita! Era casada com aquele idiota do Tíndaro, tentei convencê-la prometi realizar todos os seus desejos, ofereci-lhe estrelas, terras, dons, nada, não quis nada, só queria saber daquele tal de Tíndaro, isso é coisa que deixa um Deus insatisfeito sabe pequena Urânia, ai eu me transformei num cisne



Apolo pôs a mão no rosto com vergonha e falou zombeteiro, quanta imaginação!



Então eu me transformei num lindo cisne branco um dia na beira da lagoa, e fui deitar no colo de Leda, e dei uma bela gozada na coxa dela! Hahahahahahahaha! Hahahahahahaha! Não tenho imaginação Apolo? E aquela do ovo hein? Botei os filhos do Tíndaro dentro do meu ovo! Admita foi muita imaginação?



Apolo concordou, foi mesmo, a do ovo foi boa, a cara de Leda chocando aquelas crianças foi demais.



O que é Gozada? Perguntou Urânia e fez-se silencio. Rompido pelo sóbrio Poseidon, Zeus derrubou seu precioso esperma divino sobre as cochas de Leda e disso surgiram dois pequenos ovos, pequena Urânia, depois Tíndaro derrubou seu esperma mortal e também fecundou os ovos de Zeus.



Você não sabe de nada de fora d´agua mesmo não Poseídon, eu fiz de propósito! Pra aquele miserável aprender que não se recusa a mulher para um Deus só por que ela é recém casada. Deixa eu continuar. Então desses ovos , hahahaahah, muito boa essa dos ovos, ria batendo em Apolo. Nasceram dois casais: no primeiro ovo Castor e Helena e no segundo ovo, Pólux e Clitemnestra. Meus mesmo eram a Helena e o Pólux.



Ai veio minha segunda vingança de Tíndaro, disse que Castor também era meu e o deixei sem herdeiro homem, hahahahahahaa, ai, pobre Leda, ela podia ter sido menos virtuosa, pouparia muita confusão. Mas acredito que fiz bem pois esses meninos ficaram muito amigos o Polux e o castor, mandei Hermes ir buscá-los pra passar umas férias comigo, aluguei um barco, cruzamos uns mares, encontramos Jasão, nos divertimos procurando o Velocíno de ouro, ensinei eles como seduzir donzelas, princesas, ninfas, escravas, nos divertimos muito mesmo, disse Zeus risonho e nostálgico. Ainda tivemos que resolver uns problemas que Afrodite tava criando por que alguém chamou ela de Hera num templo qualquer por ai e ela estava destruindo tudo que ela achava que tinha pelo caminho, tava virada no Javali naquele tempo.



Quando já era tempo dos meninos irem encontrar com a Leda e o Tíndaro, que eu preferia evitar foi que deu-se o problema Pólux conheceu uma moça chamada Hilária que sabia muitas histórias e arrancava muitos sorrisos além de ter um charme muito desastrado, meu filho ficou louco por essa menina e pior o irmão dele se apaixonou pela irmã dela e essas meninas tinham noivos gêmeos e virou uma confusão e Pólux veio falar comigo, me pediu pra resolver qu tinha uns tais de Idas e Linceu e que eles queriam as noivas deles, se não dava pra eu dar um jeito, que eles não queriam matar ninguém, eu sou sensível a esse tipo de problema transformei os dois o Idas e o Linceu em constelação, hahahahahahahah. Ainda me lembro da carinha deles quando eu mandei Hermes perguntar se eles preferiam virar rãs ou estrelas. Meu senso de humor tava ótimo, ainda coloquei duas estrelas com o nome dos meus meninos, hahahahaha, me dá mais vinho Apolo.



Tome, conte mais que ta boa essa, quer dizer que a Gemini são Idas e Linceu? Mas sempre achei... e vem cá e o Polux e o Castor? Urânia fez com a cabeça que também queria saber, cutucando Poseidon que cochilava pois já ouvira aquela história mil vezes.



O Castor era mortal e morreu, e como era um rapaz de índole duvidosa ele foi para o inferno, ai Polux veio me pedir de novo, mas ai Hades que dirigia o Inferno naquele tempo disse que tava com falta de gente, que eu tava distribuindo muita imortalidade por ai, e coisa e tal ai eles fizeram um acordo lá um dia um dá um turno no inferno , no outro dia no Olimpo e até hoje eles estão se revezando e assim foi. Creio que não esqueci de nada, piscou pra Urânia e disse, mas não precisa consultar Mnemosine não viu filha. Diga aqui para esses velhos Deuses, que atributos você dá para os filhos da Gemini?



Urânia disse: Confusão mental, indecisão, tagarelice, incompletude, dificuldade de assimilação, e principalmente superficialidade por que eu até agora não entendi quem eram esses tais de Idas e Linceu.



Assim seja disse Zeus.



Nãããããããããão! Gritou Urânia, eu estava dizendo como eu me sinto em relação a essa história. Mas já era tarde, disse Zeus, se você quiser pode dar mais algum atributo, mas já não pode retirar os anteriores, disse ele ainda sorridente, a do cisne foi muito boa, me dá mais vinho Apolo, Apolo! Apolo? Dormiu. Não agüenta ver eu me divertir. Diga mais duas coisas ai filha que eu também vou dormir um pouco.



Ai, disse Urânia: Inteligência e Versatilidade, por que eles vão precisar.



Assim seja! e dizendo isso Zeus adormeceu.
Quando notou que todos tinham adormecido, Urânia pensou, ai ! tá chato, ja vi que vou precisar de mais informações, foi devagarinho até Zeus e disse, posso ir falar com os signos? e Zeus bêbado e sonolento disse, vá que assim seja. E Urânia calçou as sandálias de Zeus, cujas as quais Hermes tinha uma cópia e partiu voando para o céu, para visitar pessoalmente cada constelação, depois voltaria as que ja tinham sido semi-desvendadas, seguiu pra  Câncer, com uma tristezinha de ter fugido e uma vontade enorme de saber mais e mais!

Câncer.


Quando voou bem rápido A pequena Urânia viu-se entre várias estrelas , percebeu que elas lembravam um enorme caranguejo, mas ela era muito desajeitada ainda com isso de viajar e não sabia bem como faria pra se comunicar, começou a falar, estrelinhas, estrelinhas falem comigo, preciso saber a história de vocês ela ouviu um som de coisa quebrando e em segundos um enorme caranguejo apareceu na sua frente.




- Quem é você mocinha? E o que faz com as sandálias de Hermes?



- Não são de Hermes, são de Zeus, meu pai, me chamo Urânia, sou uma musa, procuro o elo perdido da corrente do destino e estou distribuindo significados aos signos e preciso saber como cada um deve ser. Entendeu?- falou Urânia agoniada, por estar omitindo parte da história.



- Acho que sim- disse o caranguejo muito impressionado pelo fato de a jovem estar usando a sandália de Zeus. – Sou o primeiro que você visita?



- Que eu visito é sim, mas já andei distribuindo alguns atributos por ai, mas os deuses se distraem facilmente, brigam muito e sempre deixam de mencionar alguns detalhes que eu acho que eu deveria saber, eu poderia ter ido falar com Mnemosine, mas também ela não conta tudo.



- Então Zeus disse que você viesse falar comigo.

- Pois é... disse Urânia. Como você se chama?

-Eu me chamo Carcino de Lerna, o que você quer saber?

- Como você veio parar aqui? Disse Urânia voando em volta do caranguejo, treinando o equilíbrio com suas sandálias novas.

-Pare de rodar, você está me deixando tonto, suba em meu casco, vou levá-la para um lugar onde possamos conversar.



Urânia achou boa a idéia e sentou nas costas de Carcino que a levou pra uma bela praia onde havia uma enorme arvore e debaixo dela o caranguejo contou a seguinte história.



- Vivamos num lindo pântano em Lerna uma cidade eu, minha mamãezinha e nossa enorme família, tínhamos muitos vizinhos e éramos muito felizes, nosso pântano era governado por Hidra uma serpente de muitas cabeças que tinhas um irmão cachorros que trabalhavam pra outros deuses, eles eram filhos de Equidna e Tífon, ela era uma mulher metade cobra que teve muitos filhos, todos chamados de mostro por que ela tinha um gosto estranho para homens e por que sua metade cobra gerava estranhas criações, Tífon era um deus da primeira geração, antes de Zeus, que era seu irmão.



Urânia pensou que sua família devia ser mais extensa que a do caranguejo.



- Tífon possuía cem cabeças pois sua mãe Gaia, achou que a única cabeça de Zeus não daria conta de tudo que seria preciso fazer. Durante algum tempo tudo esteve bem juntos organizaram o Olimpo, depois no entanto Zeus e Tífon brigaram por conta de umas rebeliões que ocorreram no período de abertura do Olimpo, anterior ao funcionamento da corrente do Destino que pôs ordem as coisas.



Urânia pensou que certamente Zeus não lhe contaria muitos daqueles detalhes ou faria terríveis comentários sobre Tífon e assim começou a se sentir mais tranqüila de ter enganado o Deus e pego suas sandálias.



Quando Tífon e Equidna se apaixonaram ninguém acreditava que seria boa coisa misturar , como diziam deles, aqueles monstros. Deu no que deu, nasceram vários seres estranhos, terrivelmente brabos, por conta de terem sido sempre tratados de forma estranha por seus parentes, como eu lhe disse um desses foi a Hidra, que governava Lerna por conta de umas divisões feitas entre Tífon e Hera que como você deve saber sempre tem acessos de fúria. E assim foi quando nasceu Hercules mais um dos filhos de Zeus com suas muitas paixões, já estavam todos acostumados, e Hera andava mais conformada por que num acordo com Hades, que cuidava inclusive de um dos irmãos de Hydra, eles tinham tirado a imortalidade dos bastardos de Zeus.



Só que Hercules era tão bonito que Zeus quis dar-lhes imortalidade, assim adormeceu Hera e pôs o menino para mamar em seu peito, Hércules mamou tanto que já estava quase tornando-se imortal. quando Hera acordou... imagine...



- Imagino sim, sei que ela é famosa por suas fúrias.



- Ela empurrou Hercules com tanta força que espalhou muito leite, que foi convertido na via láctea. Teve muita confusão, e você vai ver nas outras constelações que a briga de Hercules e Hera deu origem a muitas coisas por aqui.



Pois bem um dos planos de Hera foi destruir Hercules assim, no meio de uns acordos de paz que aconteceram por ocasião da organização da corrente do Destino ela aproveitou e deu12 tarefas pra Hercules, certa de que em algum momento ele ia fracassar. Mas como quase sempre os planos dela não dão certo assim foi.



Vivíamos felizes lá em nosso pântano a Hidra era dura, mas governava bem e nos mantinha protegidos das eternas confusões entre os deuses. Um dia Tifon chamou a filha e disse que precisavam ajudar Hera, para a qual ele devia muitos favores, era preciso destruir esse Hercules e tudo ficaria bem, se assim não fosse Hera destruiria tudo como sempre fazia.



Eu e Hydra fomos muito amigos , todas as cabeças dela eram muito inteligentes e ela sempre visitava nossa família pra tomar banho de lama que ela dizia fazer bem pra quase todos os seus tipos de pele.



Antes de ela partir eu já era um caranguejo adulto e fiquei tomando conta das coisas pra ela no pântano, eu estava tranqüilo , triste por que ela tinha ido e por que vinham muitas noticias de que esse Hercules tava tirando de letra as tarefas de Hera.



Quando soube que eu tinha assumido as coisas no pântano Hera veio falar comigo, me explicou que poderia secar aquela lama toda quando ela quisesse e que eu estivesse ciente disso, eu disse que estava ciente e que faria tudo que fosse melhor pra Hydra.



Assim foi que um belo dia ela veio me dizer que eu precisava ir para onde estava Hydra por que Hercules estava chegando lá e que provavelmente o pior aconteceria.

E foi mesmo, quando eu cheguei lá eles estavam numa maldade sem tamanho de cortar e queimar a cabeça da minha amiga, ai eu parti pra cima de Hercules, dei uma boa mordida no pé dele, que numa única pisada, me venceu, meu casco ficou irreconstituível e a única cabeça imortal de Hidra que sobrou, disse o caranguejo já chorando, foi enterrada e ainda colocaram uma pedra em cima.



Não chora Carcino, você virou uma linda constelação. disse a pequena musa passando a mão no casco do bicho.



É a Hydra também, foi o Tífon que arranjou isso lá com Hera, que ainda não tinha dado finalidade pra via láctea e também pra amenizar o fato de ter sido a responsável pela confusão toda, sinto tanta falta do Pântano... snif, snif.



- Entendi Carcino, entendi mesmo, obrigada por me contar tudo, fique bem, preciso ir, tenho ainda muitos signos pra visitar.



- E os atributos, conte-me.



- Na verdade só Zeus pode concede-los, eu apenas sugiro, acho melhor eu não lhe contar, pois os outros ainda não sabem dos seus, em tempo você saberá.



Carcino se mostrou muito impaciente, queria por que queria saber, disse que ficaria magoadissimo com ela, que já bastavam todas as maldades, ela ainda vinha com aquele misteriozinho e enquanto voavam de volta pra via láctea ele tentava convencer Urânia a lhe dizer que atributos ela ia lhe dar.



Urânia explicou mil vezes que não podia despediu-se em meio a uma crise de choro e raiva de Carcino e seguiu para leão.



Quando chegasse em casa diria a Zeus que era preciso dar imaginação, pra os filhos daquela constelação por que eles eram impacientes, emotivos demais, indolentes e impacientes, mesmo que fossem muito sensíveis e gostassem muito de suas famílias, o que talvez amenizasse ao descontrole emocional e a histeria. Tinha que lembrar também que os caranguejos eram amigos bons e leais como Carcino que virou estrelas por que foi ajudar sua amiga Hydra.


Leão

E assim pensando seguiu voando a pequena Urânia.

Quando chegou na constelação do jeito que Carcino havia lhe ensinado, Urânia levou um tempo pra conseguir distinguir , ate que viu uns olhos enormes lhe olhando fundo.

- Quem e você, o que faz com as sandálias de Zeus?
-Me chamo Urânia, sou uma musa, procuro o elo perdido dos deuses em nome deles. Pois é essas sandálias não são de Hermes!

-Por que eu acharia que são de Hermes, conheço bem a diferença dessas sandálias.
-Carcino não sabe.
-Carcino não sabe de algumas coisas. E o que quer voce?
- O que eu quero mesmo e´  achar o elo perdido, mas parece que ele tá bem perdido mesmo, como sei que terei muitas tarefas, comecei logo por facilitar o trabalho de minhas irmãs e classificar os humanos, para que elas saibam o que fazer.
-E eu que tenho com isso?
- É que o senhor , seu leão é uma constelação, e são as constelações que dão o sentido
- Não tenho como lhe ajudar. Zeus sabe que você esta com essas sandálias?

-Claro que voce pode me ajudar,  é só me contar como veio parar aqui nesta tão bonita constelação


-Gostou? realmente, muito bela. quer saber? creio que devo lhe contar, será realmente uma perda se outros não souberem.
-Conte-me. preciso saber.
se perguntares minha nascença nao saberei dizer, sou próximo de Hidra e dos Kinos, estive pouco com a Esfinge e sempre soube minha mãe ser Equidna, que também teve muitos amores, sei pouco sobre isso, como Carcino deve ter lhe dito, teve muitos problemas de Hera e os filhos de Zeus, motivadas por seus temperamentos , mas deixemos isso, são la´ problemas divinos, sei que vivíamos com nossas funcoes de proteger lugares sagrados quando a confusão começou.
Hercules apareceu, dizem que fiquei encurralado, fiquei foi assustado, o que era aquilo, ele dizia que tinha frio, que precisava fazer uns trabalhos, tudo muito estranho veio com aquele primo dele, que ajudou ele lá com o problema com a Hidra  e assim se sucedeu a tragédia que prefiro nao lhe repetir.

- Nao repetir? e como saberei? por favor, ja ouvi muita coisa, o senhor sabe o que é uma gozada?

-Hercules me matou com minhas próprias garras, pegou meu pelo e fez um casaco, saiu por ai gabando-se de belo e poderoso, teve que usar minhas próprias garras pra me destruir aquele fraco, sufocou-me, incapaz de cortar-me com sua faquinha. disse o leão muito indignado.
Agora são só reflexos, mas ja foi belíssimo pelo, disse o leão dando uma volta em torno de si mesmo.
-Eu acredito, acho ate que irei visitar Hercules... disse Urânia pensativa.

- Boa sorte, egocêntrico que so ele, também coberto de meu lindo pelo. vou lhe contar por que virei uma constelação, por que Zeus ficou enfurecido de Hercules ter me destruído, fazia belíssimos casacos para suas queridas de minha juba crescida, que mandava Hermes ir aparar, com suas próprias sandálias, bem antes de conceder as do próprio. Por isso sei a diferença entre elas. A de Hermes mais vista por isso mais conhecida...olhou-a

-Então me conte a diferença também, assim saberei dizer aos outros.

-As de Hermes são bem menores, só cabem em seus próprios pés e tem muitas marcas de empreitadas. As de Zeus sao grossas se adéquam a qualquer pe que calçá-las com seu consentimento. Contei-lhe, mas guarde o segredo, assim tera o mistério.

o mistério e algo que lhe da um quê que sempre fará com que as pessoas possuam interesses sobre isso.
 Entendeu?
-Digamos que compreendo, mas prefiro nao expressar isso agora.
- Entendeu bem. riram, ele balançou a juba estrelada e riu.
-Urânia pediria um dos casacos de Zeus, pensou que fazia frio na Via Láctea, que gostava do inverno e que precisaria de um tão lindo casaco.
Leo ofereceu uma pequeninissina estrela piolha de sua juba de luzes para a coroa de Urânia, disse que se falasse com Saturno ele poderia lhe fazer um belo anel.

Agora vá, deixe-me. preciso pensar.
Urânia saiu muito satisfeita, falaria bem do leão, de sua altivez, de sua magnificência, de como ele contava isso bem, Certa de que Zeus lhe contaria alguns detalhes bem misteriosos, sobre aquelas vaidades e essa coisa de todos terem ficado assustados com Hercules. Decidiu inclusive que visitaria o próprio Hercules, Depois de falar com a Virgem

E assim ela foi curiosa, ja tinha ouvido muito falar de Perséfone. Era inverno precisaria ir ao inferno para encontrá-la... saiu desceu ja familiarizada das sandálias e ja distraída da fúria de Zeus, afinal quando ele soubesse que ela foi no inferno, ele ficaria orgulhosíssimo...








O caminho do inferno

primeira pessoa que Urânia encontrou e perguntou onde ficava o inferno, lhe respondeu que ela nao sabia e que por favor nao lhe ensinasse o caminho, Urânia riu, os Deuses todos falavam muito bem de Hades e Perséfone de como eram boas as temporadas quentes no paraíso infernal.

Claro que Mnemosine ja havia lhe advertido, que ate uma certa idade era melhor evitar aquelas terras quentes.
Estou procurando o elo perdido, o inferno é um bom lugar... pensou.


Disseram-lhe subterrâneo, entrou numa caverna escura e encontrou um homem sentado com uma lanterna.


-Como vai, sabe o senhor se ainda é dia ou noite? estou caminhando faz tanto tempo.

- Aqui isso pouco importa, durma, se tiver sono e siga se assim for necessário.
- Procuro o inferno.
- Caminho fácil de achar. difícil de trilhar. que quer voce por lá?
 - Preciso falar com Perséfone.
-Posso lhe ajudar, tem algo para me oferecer?
- Posso lhe dar esse pó que peguei na via láctea e que pode fazer sua lanterna ficar sempre brilhante.
-Imensamente deslumbrado com a grandiosidade do presente lhe mostrou um barco alternativo para cruzar o caudaloso rio sem intempéries. e assim foram.

-Sou uma musa, me chamo Urânia.
- cadê meu pó galáctico?
-Urânia tirou a tiara de estrelas e sacudiu dentro da lanterna do homem. ha sempre de lhe ajudar a achar o que procura. o que faz sozinho na caverna?
-Aqui vendo sombras, soltei uns homens que ca estavam e ca fiquei.
- viu algum elo perdido por ai?
-Ja so vejo sombras.
- Agora com essa lanterna podes ir ver coisas coloridas, Aurora andou fazendo umas exposições ótimas.
- Pensarei nisso, vamos ao paraíso de Perséfone.
-Eu sempre digo de Hades
-Quando conhecer Perséfone, ou a demonia adolescente, voce entenderá.
- Ja ouvi muito falar dela, dizem que ninguém nunca viu Hades daquele jeito. nao sei bem o que isso quer dizer mas sempre quer dizer que a coisa foi importante.
-Foi, o mais importante de saber é que Hades anda ocupadíssimo com essa coisa da unificação dos   reinos, seu reino tem crescido, e ele teme que isso lhe seja prejudicial, anda por ai com Baco junto a si, fazendo reuniões e mais reuniões, durante o verao enquanto Perséfone vai viver sua adolescência junto aos pais, quando esfria e eles se reencontram ela dourada de fazer florir plantações e ele ávido de amenidades. faz-lhe todas as vontades e ela reina absoluta sobre ele e seu paraíso, o paraíso de Perséfone.

A pequena musa suspirou, Se eu não fosse uma musa eu queria ser Perséfone!
O homem sorriu, Urânia era uma boa musa.

Assim que atracaram a embarcação cinco cavalos vermelhos arrastaram uma imensa carruagem dourada, os cavalos abaixaram-se em saudação a musa e ela entendeu que deveria subir.
-´E sempre assim por aqui?
-Ela sempre sabe quando alguem vai chegar, e Urânia reparou na poeira galatica no pelo dos cavalos, ficou aliviada, essa coisa de meu nome e Urânia to procurando o elo perdido era chato, ela preferia quando sabiam quem era ela e qual era o elo.
-Obrigada Homem, espero que busques o que queres encontrar.
-É ao contrario pequena musa.
-Eu lhe digo que depende do que se busca. Vou seguir.
-Vais em bons ares.

A musa usava uma grossa túnica de cruzar os ceus, assim que começou sentir calor viu ao seu lado na carruagem muito bonita uma leve túnica, trocou, sabia ser pra ela, espanou as bonitas sandálias do pai com umas escovinhas , quente, viu rios caudalosos, em alguns momentos carruagens passavam, sempre temia alguém lhe perguntar, foi deixada na porta de um muito florido castelo, passou um tempo olhando as flores, eram todas de cores quentes e queimavam e renasciam imediatamente pensou em pega-las, queimou-se levemente. .
Queres uma?

Perguntou uma voz muito doce atrás de si.
Ola! bela Perséfone, sao muito frágeis, durariam pouco.
-Posso prolongar sua vida para ti.
-Seria muito bonito
-Farei brotar flores de tua linda tiara.
-Uma apenas. ja é beleza suficiente.
-Perséfone riu.
-Preciso levar-te para Hades.
-vim tratar consigo. disse decepcionada
-A constelação é presente dele. fale com ele, eu gosto de ouvi-lo contar essa historia. Depois posso lhe dizer alguma coisa que você nao tenha entendido.
 -Você é muito bonita.
 - Você também. e floriu uma flor de fogo na estrela maior de Urânia.
-Como cuido dela?
 -Se a inflamares bastante ela pode queimar, faças como quiseres. vamos para Hades, esta louco! ja conheceste Baco?
-Ainda não, tambem quero muito conhece-lo.
- Não creio que Mnemosine deixe isso acontecer por esses tempos.
-Por que, somos irmãos e meu pai gosta muito dele.
- Todos adoram Baco. Aqui ele é bem-vindo em qualquer tempo.
-Esta aqui?
-Não sei, aparece quando quer, some demandado por todos por seu vinho, bom Baco, Hera realmente....
-E seus temperamentos, diz Zeus...
-Perséfone riu, devia  ter te  dado uma flor mais bela, lamentou, queres que eu troque?
-Vamos ver Hades, quero saber essa história!


Virgem
Era uma Sala das mais belas, muitos cachos de uva, muitas peles dos mais estranhos animais e os mais estranhos animais, muitos felinos, Hades era tao grande quanto Zeus, ela ficou muito impressionada.
-Como vai? Hades.
 - Diga-me voce como vai,disse lhe rodopiando no ar, estou de ferias, aqui fazendo vontades de Perséfone, Ja tem noticias do Elo? perguntou risonho. O Elo perdido, achei que as musas foram das melhores estratégias, que pensas Perse?

 - Penso igual, viste que eu lhe dei uma flor.
-Ela ja conheceu Baco?
-Ainda não, falávamos disso.
-Ele ...
-Quer algo para beber, pequena musa? perguntou Perséfone.
-O vinho de Baco.
Riram, boa pedida. vou te servir gelado, aprendi com uma brisa...

Beberam...
Hades começou assim.
Ela queria. eu dizia vamos devagar, ela nada, queria ficar aqui, se esconder aqui, vinham buscar, eu devolvia, Zeus vinha, todo mundo queria de volta, nos viam brigando, ela fazia secar tudo, eu ardia chamas para impressioná-la, e assim decoramos o nosso paraíso, nao espero que compreendam, evito muitas confusoes.
-Hei as sandálias, deixe-me ver, Zeus lhe deu as sandálias dele? perguntou Hades.
-Elas so cabem nos pes da gente se ele autorizar.
-E verdade.  disse o casal. olhando-se.
-Ela queria vir. era jovem, eu lhe dava caroços torrados de romã ela brotava flores, foi demais, eram tempo difíceis diziam que eu estava me distraindo demais. Queriam acabar, casamos, a mae criou caso queria sua menininha pra fazer belezas pelas plantações, que sem elas nao fazia nada ...e manda Hermes vir trazer recado e buscar Perse. andavam todos por aqui neste período.  Mostra pra elas as roupas que você usá-la com a sua mae.
- Depois posso mostrar se voce quiser, querida Urânia, mas agora deixe ele contar. Hades nao implique com minha mãe.
-Certo querida, to contando a historia, tenho que contar que sua mae fez aquela confusão, É a historia  a confusão de sua mae.

-Eu gosto sabe Urânia, gosto de la e gosto de ca, tive dificuldades pra aceitarem que eu queria os dois mundos, o mundo de meu amor e o mundo dos meus atributos, tenho que organizar bem as coisas, as coisas la de cima, pensar nas estações, viu as ultimas de Aurora? dizem que ficou longo tempo com Harmonia.
Vi sim estiveram la no museion para falar com Apolo para ajudá-las com um exercício e acabaram por comentar que Aurora estava aprendendo outros tantos exercicios com Harmonia.
-Sao ótimas, sorriu Perséfone. Pois, eu gosto de la e gosto de ca tambem.
Hades também tem coisas pra resolver, eu tento manter tudo em ordem pra gente poder se divertir quando e tempo. tempo de plantar e tempo de nos recolhermos.
Trago algumas flores, nada demais, fico sem tempo.Quero saber de tudo, gosto de me manter informada, mesmo que eu me meta pouco, gosto de saber, essa coisa mais do Olimpo, ja criei problemas demais. Riu linda, e foi-se deitar no colo de Hades, ele que me deu a constelação, conta essa historia pra pequena musa.
Aquela confusão, e virgem, nao e virgem, estavam comendo caroço de romã.
-Hades adora caroço de romã
-Pois é. Ela começou ficar triste, triste, eu ja tinha falado com todo mundo, acordo feito a confusão continuava, eu me distraia, ela reclamava, Hera passou uns tempos aqui, que ela diz que as cólicas dela doem menos aqui embaixo.

-E Baco?
-Herme so avisa sempre com presteza, para que evite, ja criaram uns dez vulcões de encontrarem-se.


-Ai quando os dois estao por aqui nao fazemos outra coisa se nao evitar que se encontrem, e Hera consegue nao ser das visitas mais agradaveis, reclama muito, tem raiva de todo mundo. quer sempre saber como vao Hades e Mamae, essas coisas.

Por que Zeus nao pune Hera mais severamente? perguntou Perséfone.
- Acho que ele gosta de temperamento. disse Urânia.

Como eu ia dizendo Belas , disse Hades jogando-se numa grande pele. Perse andava triste e Hera estava aqui. e falou-me  do problema de Hercules, que depois daquilo estava cansada, acabei desabafando com ela, por que ela sabe dar bons conselhos, ela disse de-lhe uma de minhas constelações, Zeus me deu milhoes de estrelas depois do ocorrido de Hercules, escolham as estrelas que quiserem.
Adoro escolher estrelas. disse Perséfone suspirante.
Sabe Urânia, Perséfone consegue buscar as mais bonitas estrelas, em meio á milhoes de estrelas.
Assim dei-lhe esse presente,  Disse eu a terei toda noite como se nunca a tivesse possuído, chame essa constelação de virgem,  e ela ficou mais feliz, e naquele período teve a mais linda primavera que o mundo ja viu!
Ai, repete essa parte! disse Perséfone pulando em Hades, e ele repetiu, a mais linda!
Ja vou disse Urânia muito esperta, na sua terceira caneca, pena nao tivesse conhecido Baco, ainda havia de encontrá-lo.

Daria muita organização, muita harmonia, o dom das boas escolhas, o comedimento frente a forca das opiniões, mas nao esqueceria de mencionar que querem por a mao em tudo e ela saia do inferno com uma florzinha queimando em cima de sua testa. Como eram lindos Perséfone e Hades .

E voltou conduzida pela carruagem dourada de Perséfone subindo por dentro de um dos vulcões feitos por Baco e Hera num de seus encontros.


Libra.
 Quando seguia muito feliz por que estava confortável com as sandálias e por que agora ia procurar Hercules, Urânia sentiu um leve toque no braço. Ao virar-se deu de cara com Hermes.

Reconheceu pelas sandálias, que se puseram frente a frente e deixaram Urânia perceber como as suas eram muitos mais bonitas que a outra.
 - Ja pedi sandálias novas, disse Hermes, mas essas penas sao muito raras e precisam ser recolhidas no tempo certo, estou juntando as mais bonitas para fazer um modelo novo para mim.
- Gosto desse estilo surrado da sua, vamos trocar!
- Sabe muito bem que vim busca-la?
- Quem mandou?
- Zeus. Vamos!
- Ele esta Zangado?
- Zangado não, curioso.
- Se ele me tomar as sandálias voce me empresta as suas?
-Fico feliz de terem lhe dado a matemática. já a utilizou?
- Tenho preguiça de estudar, depois que descobri as notas musicais fiquei muito distraída, e decidi que iria logo começar a procurar alguma coisa, depois eu volto e faço um plano.
- Certo, Vamos!
- Passou-se quanto tempo desde que sai?
- Duas Primaveras Olimpicas.

Quando chegou ao Museion Urânia foi-se encontrar com Zeus dentro de uma grande biblioteca.

Tinha junto a si um grande tonel de agua e uma caneca. Urânia percebeu que tinha muita sede, achou melhor não falar nada e esperar para ver o que Zeus diria.

-Devolva minhas sandálias. 
Ela calada.
- Você acha que me enganou?
-Eu penso que fiz o que era necessario.

-Conte-me tudo!
-Quando poderei conhecer Baco!
Zeus gargalhou! -Estiveste com Hades e Perséfone?

Quando chegaram no Mouseion Urânia foi orientada a dormir antes de encontrar-se com Zeus.  Quando acordou foi encontra-lo dentro  da Biblioteca, tinha junto á si um enorme barril de água e uma caneca, quando a pequena musa chegou foi direto para o barril e bebeu sofregamente. Por que tenho tanta sede? Perguntou.

- É o vinho de Baco, quanto mais dele se bebe, mais sede se tem.

- Existe sede de vinho?
- sede? Não é bem a palavra, posto que não é uma necessidade do corpo.
- é como uma vontade forte né?
- Tens vontade de mais vinho pequena?
- Por hora não, mas eu gostaria muito de conhecer o próprio Baco.
- Zeus soltou gostosa gargalhada, todos adoram Baco! Mnemosine me pediu muito pra mante-lo longe de vocês enquanto forem jovens musas, mas creio que assim que ele queira irá encontrá-las. Mas esqueça isso agora e me conte como foi sua viagem? E devolva logo minhas sandálias.

- Ai preciso de umas sandálias dessas e preciso também de um casaco com pêlo do leão de Neméia e de algumas estrelas de Hera e quero uma roupa igual a que Perséfone usa na primavera.

- Bons gostos os seus, depois vemos isso, conte-me dos atributos.

Urânia contou tudo com muitos detalhes, Zeus lhe contou muitos outros Detalhes enfatizando que na história de Hercules não haviam inocentes, e sim as primeiras disputas que culminaram nas recentes assembléias de unificação dos reinos divinos e que as tarefas de Hercules relacionavam-se predominantemente a tomada de templos que ainda estava em curso mas que teve seus primórdios naquele período.

E que a família de Hidra, de onde vinham o Leão de Neméia, a Esfinge, Os Kinos, Quimera e Medusa, foram muito poderosa organização que tomaram pra si muitos lugares sagrados, afirmando protege-los, mas sempre encontravam um jeito de não permitir que mais ninguém passasse por suas terras, claro que foram também muito perseguidos, mas foram jogos de interesses como Zeus explicou para Urânia.

Zeus concordou com quase todos os atributos que a pequena musa sugeriu fazendo algumas adequações as manifestações mais ingênuas, como por exemplo a distribuição de uma quantidade muito grande de atributos para uns e outros, é preciso medir e calcular muito bem dizia ele, as doses afastam o remédio do veneno.

Ainda não aprendi muito sobre medidas e sempre fico na dúvida se aquilo que distribuo são qualidades ou defeitos, também sempre fico em dúvida se aquilo que me contam é a verdade das coisas ou uma verdade sobre algumas coisas, ou se são formas de esconder a verdade de outras tantas coisas.

Por isso lhe trouxe até a biblioteca, para que você estude um pouco mais antes de continuar a distribuição dos signos, estude principalmente pesos e medidas, assim você poderá fazer melhor a distribuição das coisas, quanto ao bom e ao mal, eu lhe digo sempre serão pontos de vista entre quem age e quem sofre a ação
Você é enviada dos Deuses para buscar o elo perdido, faça o que for preciso, não há nada de bom ou ruim apenas a sua missão de achar o elo.

E assim Urânia se pôs a estudar pesos e medidas e estava muito animada com uns sons que vinha produzindo com garrafas de vinho mais cheias ou mais vazias , quando um dia Hermesentrou trazendo uma caixa.

- Um presente de Perséfone para você pequena Urânia.

Urânia deu saltinhos de alegria antes mesmo de abrir a caixa, por que sabia que devia ser algo bonito, interessante e útil, pois conhecia bem o talento para a gentileza que tinha Perséfone. Junto com a caixa Hermesdeu o seguinte recado, que Perséfone soube de seus estudos sobre medidas e lhe mandava de presente a libra que usava para calcular o valor dos presentes de Hades e também lhe mandava um dos modelos de sua nova coleção de primavera , pois Zeus havia lhe contado do desejo da pequena musa em ter um deles.

Urânia ficou animadíssima, não sabia se vestia a roupa ou se pesava as coisas, vestiu-se e ficou horas, tentando colocar coisas nos pratos para equilibra-los. Era tão difícil que ela percebeu que precisaria se concentrar mais.

Pediu que Crato lhe desse sementes iguais e assim foi feito, durante muitos dias Urânia colocava e tirava sementes dos pratos com a intenção de equilibra-los até que conseguiu, ficou muito feliz quando os pratos nivelaram-se , e resolveu contar com quantos grãos cada prato atingia o equilíbrio, qual não foi sua surpresa ao perceber que não havia equivalência entre o numero de grãos, de  um lado e de outro da libra. Aquilo deixou a pequena musa com muita dor de cabeça, mas uma conversa com Crato a fez compreender muito sobre aquilo.

- Mas os Grãos são tão parecidos, deveria haver algum equivalência, mas a diferença entre o numero de grãos é muito grande.

Crato lhe disse- São os detalhes jovem Musa, os detalhes  são coisas imperceptíveis aos olhares menos treinados, é preciso olhar muitas vezes para o que sempre olhamos e estranhar aquilo que achamos que conhecemos para notar-lhes  diferenças.

E assim colocaram todos os grãos em duas filas e puseram-se a olhá-los atentamente até perceberem que não havia semelhança real entre nenhum deles, não obstante comungassem da mesma forma e textura.

- São como os Homens disse Crato, de olhá-los achamos todos iguais, de conhecê-los vemos não haver nem um igual ao outro.

Urânia aprendeu muitas coisas com a balança de Perséfone, e assim até que um dia Zeus entrou na biblioteca trazendo Hera pelo braço.  A deusa gostava das musas , mesmo que não gostasse de muitas coisas e estava contentíssima por que Zeus ia dar uma constelação para Urânia e as estrelas eram das suas.

Urânia ficou muito, muito excitada com o presente, afinal já tinha conseguido seu modelito de Perséfone e agora teria uma constelação pra ela.

- Como faço? Como escolho minhas estrelas?  
- Vá até a via Láctea e escolha, é simples , depois defina a forma e nós mandamos ajeitar tudo ao seu gosto- disse Hera.

Zeus disse, aproveite e use essas sandálias aqui e entregou-lhe umas sandálias iguais as de Hermes
- São como as de Hermes, comemorou! Surradas!
- São as próprias ! ele conseguiu as penas para fazer novas e pediu que eu lhe entregasse essa, disse que não ficaria bem ele mesmo entregar.

E assim não cabendo-se de felicidade por já ter quase todos os seus presentes Urânia pediu, deixem que eu peça a ajuda de Perséfone, soube que ela escolhe as mais belas estrelas entre infinitas estrelas.

Zeus riu e disse, diante de infinitas estrelas, comece por escolher um bocado delas, assim será possível escolher entre as mais bonitas do seu monte, ninguém escolhe estrelas entre infinitas estrelas.

 Hera também riu- Qualquer oceânida sabe que é preciso delimitar para definir querida, anote isso em seus estudos, e chame a danada da Perséfone, por que ela sabe mesmo escolher belas estrelas. Urânia anotou tudinho que tinha aprendido naquele dia com seus estudos e com seus presentes, pediu que Hermes levasse um recado seu para Perséfone e juntas foram para a via lactea escolher belas estrelas.

Perséfone explicou pra Urânia que era preciso equilibrar o brilho, se colocasse todas as estrelas do mesmo tamanho e intensidade não ficaria tão bela a sua constelação, era preciso por diferentes gradações, afasta-las e aproxima-las conforme a forma que queria que elas tivessem – Já definiu a forma querida Urânia?- Já sim disse a musa, quero que seja como  a libra que me deste, Perséfone ficou ainda mais lisonjeada e disse, então ponhas a tua constelação junto a minha que assim sempre lembrarão da boa amizade que temos.

E assim foi feito. Zeus disse que já era tempo de continuar a classificação zodiacal , assim uma das antigas constelações, que não se tem registro de qual tenha sido, foi retirada do zodíaco para dar lugar a constelação caçula de libra.

Que atributos lhe darás perguntou Zeus a Urânia enquanto tomavam sol nas plantações de Perséfone.

Terão os males da Balança, buscarão com dificuldade o equilíbrio e terão sempre duvidas sobre as dosagens, mas terão graça e encantamento, como os presentes que ela ganhou e despertarão sempre a curiosidade de quem os conhecer, não terão facilidade para as decisões, mas suas decisões serão sábias e graciosas, dou-lhes também a visão para o belo e a capacidade de fazer tão boas amizades como a que nasceu entre mim e Perséfone.

Zeus achou aquilo muito justo e assim foi feito.


Urânia e Baco
Depois de muito ter estudado sobre muitas outras coisas, Urânia resolve sair para respirar um pouco antes de ir saber sobre a constelação de escorpião, eram muitos conflitos envolvendo aquele signo e alguns deuses lhe diziam que  melhor seria se ela fosse ter com órion para saber melhor, como já tinham havido muitas confusões e Urânia preferisse mesmo era resolver problemas ao invés de estar envolvida neles ela tomou a decisão de protelar um pouco sua ida.Além disso tinha passado por muitas transformações dentro da biblioteca e sentia-se confusa com seus dons e presentes.

Não se sabe bem o motivo do costume, mas as musas ficavam longos tempos sozinhas nas florestas quando estavam tristes ou pensativas e com ela não era diferente, sentou-se numa pedra e pos-se a pensar como

aquela tarefa de ir procurar os signos tinha lhe parecido tão infrutífera, uma vez que o elo tinha caído e nao subido como supunham  alguns e essa foi uma das primeiras deduções de Urânia. deitou-se numa grama verdinha e estava quase adormecendo entre pensamentos quando começou a sentir uma gostosa sensação que lhe remetia ao castelo de Perséfone, quando abriu os olhos, em cima de si haviam incontáveis cachos de uvas e uma linda pantera preta lhe olhava de um jeito muito curioso e pouco amedrontador.

a musa se levantou num susto e deu de cara com um belissimo rapaz.

- Se não é a Jovem Urânia!
- voce...voce... é Baco?
- o proprio em cachos e canecas.

Urânia tomada de um estranho encanto atirou-se aos braços do Deus e lhe disse o quanto tinha vontade de conhece-lo e que sabia que em breve ele apareceria, e perguntou se ele sabia do elo perdido, e de todas as

coisas que vinham sendo feitas para encontra-lo falou, falou e falou enquanto, Baco lhe ria de um jeito que lhe deixava muito a vontade para falar e falar mais, até que se cansou. e disse , agora conte-me você.

- Tenho lhe procurado, ouvi falar de seu bom senso de humor, de sua inteligencia e me disseram que andavas curiosa por me conhecer, cá estou, não tenho muitos mistérios, não sei do elo perdido e inclusive sai daquela festa no justo momento que toda a confusão teve inicio que fazes tão perdida nesta floresta vazia?

- Não estou perdida, estou pensando, preciso ir procurar uma constelação meio confusa.- contou-lhe sobre o zodiaco, ele ja sabia, mas deixou que a musa lhe contasse o que tinha experimentado.

- queres vir comigo até um de meus templos?
-Claro! respondeu sem pensar Urânia.

Quando chegaram no templo de Baco, ele pediu que todos os sacerdotes que por lá estavam a produzir vinhos, prova-los e cultuar-lhe a divindade se fossem e lhe deixassem ali com a  musa.

- Logo na chegada Urânia ficou muito impressionada com a movimentação do lugar e com a nudez de tantas pessoas e com as estranhas formas como elas se abraçavam e se deitavam umas sobre as outras, em tapetes,
paredes, sobre plumas e pelos. praticando estranhos exercicios viu que haviam tantos  barris de vinhos que ela secaria um rio de bebe-los.

Baco lhe ofereceu um recosto muito macio e seu melhor vinho.

-Aprendi a fazer vinho enquanto me escondia da fúria de Hera por entre

as plantações,os vinhos variam de acordo com a vida de cada uva, logo,

um vinho é uma história, ele pode dizer se a uva estava madura ou

verde, se veio do frio ou do calor, como foi plantada, pisada e

armazenada, mas para saber isso é preciso provar cada vinho, e ir lhe

decifrando a história lentamente, se abre um barril de vinho jovem,

podes ainda guarda-lo para que o aprecies em outro tempo, no entanto

se fazes como faço agora e abro este pequeno e velho barril que

preenchi ainda em minhas primeiras e mais inspiradas experiencias

deves bebe-lo todo, pois nao servirá para ser guardado.

Assim como os dias, se te encontrares em bons dias

retira-lhes tudo que puderes com o risco de jamais novamente

conseguires ter deles aquilo que podiam te dar.

Baco lhe ensinou  a abrir um barriu fazendo embaixo deste um pequeno

furo, mostrou-lhe como fazer uma rolha e como coloca-la e tira-la sem

deixar que o vinho se desperdiçasse.tomaram todo o barril enquanto Baco lhe contava sobre as perseguições de Hera e de quantas e quantas vezes ele ia tentado seduzi-la com seus vinhos e de quantos tipos de vinho haviam sido feitos com a intenção de dissipar a raiva sem sentido que a deusa tinha dele, contou-lhe sobre uma loucura passageira que tinha lhe ocorrido e que passou mesmo a dormir em barris e andar com cães e comer cebolas pelas terras e reinos até que um dia sem encontrar nem sequer um cacho de
uva para fazer vinho, por ocasião da briga da mae de Perséfone com meio Pantheon ele foi ver a Deusa Cibele. que o achou muito inteligente e sujo, deu-lhe banho, ofereceu-lhe abrigo e lhe instruiu na construção e manutenção de templos e também foi ela quem lhe ensinou a armazenar corretamente o vinho que Baco fazia e nao sabia bem o que fazer com ele.

- Cibele foi a mãe que perdi, mesmo que tenha tido um tão bom pai, ela me curou de minha loucura e me fez ser dono de muitos templos e senhor de todas as festas, que nao se fazem sem me convidar. nao vou em todas , preciso fazer outras coisas. gosto muito do Reino de Hades mas sempre volto de lá muito mais cansado do que fui ele e Perséfone me colocam dentro dos mais estranhos jogos e me consomem quase todo o vinho que tenho, volto sempre, claro, eles me divertem, mas preciso sempre de ainda outras férias assim que encontro com eles. acabo de vir de lá, mas a menção de sua passagem encurtou minha visita e assim

vim procura-la Urânia de tudo ria e tudo achava muito bonito e bom, desde que Baco começou a falar e de que eles passaram da metade do pequeno barril, ela estava muito concentrada nos detalhes do Deus, ja havia notado um pequeno defeito em sua perna que em nada lhe comprometia o interesse, e seu olhar subia com uma muito estranha curiosidade que ela nunca antes havia sentido. e assim confusa das suas sensações ela disse:
- Nunca estive assim.

Baco riu. sobre o que falas? esse vinho realmente é muito forte, melhor pararmos.

-pode ser o vinho, mas eu sempre quis saber o que era quando se dizia

"ninguem nunca o viu desse jeito" e eu lhe digo, por que cá não há

quem possa dizer de mim, que ninguém nunca me viu desse jeito e eu

mesma nunca vi as coisas como agora vejo, disse ela se aproximando de

Baco e comendo uma uva que estava em sua coroa de folhas de parreira.

Urânia sentiu brotar uma das flores de Perséfone em sua tiara e chegou mesmo a que queimar um pouco a testa. Baco delicadamente derramou-lhe vinho na flor  pegou um bem maduro cacho e pos-se a colocar uvas na boca de Urânia, logo depois começaram a brincar de beber vinho dentro do umbigo um do outro e nao deixar que a parte escorregada do vinho se perdesse. e assim ficaram por muito tempo, empanzinando-se de uvas e provando diferentes  vinhos em seus umbigos e nao deixando que o vinho transbordado se perdesse, até que Baco lhe disse que precisava deixar que os bacantes entrassem. Urânia disse que gostaria muito de ver a cerimônia se lhe fosse permitido.

Baco levou-a pela mão,  até sua cadeira de honra e a sentou em seu colo.

A festa de feitura e prova do vinho começou e Baco contava pra Urânia detalhes sussurrados no ouvido e lhe explicou direitinho cada uma das etapas de tudo que ela via na cerimônia, repetindo-lhe gestos que cada vez mais a faziam ter sensações inéditas e experimentar um existência nova.

Dias e dias permaneceu Urânia no Templo de Baco, conheceu costumes, descobriu segredos, aprendeu sobre vinhos,  inventou até umas coisas novas por lá... até que Mnemosine e Zeus apareceram para busca-la.
Pode-se dizer que Zeus vinha junto apenas para aplacar a fúria de Mnemosine que ouviu de uma bacante em um templo muito distante que novos e deliciosos vinhos estavam sendo feitos em homenagem a uma linda musa que estava de visita no templo de Baco.

Foi grande a confusão e muitos barris de vinho foram perdido pelo ataque de Mnemosine.

Urânia lhe dizia: você faz minha cabeça doer.

- Não sou eu, é esse maldito.
-Desde que estou aqui só tenho bem estar e agora minha cabeça dói, de-me água, saia de minha frente.

e assim aos berros de um lado e de outro Urânia foi arrastada até o Museion, Zeus convenceu Baco a deixá-la, nao poderia ficar com ela, ela era uma musa e tinha que procurar o elo, e ele ja muito bem havia achado que queria, que ficasse por lá que o zodíaco ainda estava em pleno processo de investigação e ele nao poderia mais ficar brincando de fazer vinhos com Urânia, Baco concordou foi tão grande o estrago de Mnemosine que ele teria grande trabalho para fazer novos vinhos e novos barris, a visita de Urânia e um jeito que ela tinha para os detalhes também lhe foram muito úteis e ele começou a fazer diferentes e deliciosos vinhos de uvas não maduras  em homenagem ao gosto de coisa ainda verde que havia lhe ficado na boca dos dias com Urânia.

Enquanto Baco suspirava pelas videiras, Zeus impediu Urânia de ouvir um enorme sermão, simplesmente dizendo a Mnemosine que Apolo a esperava  e que  a levaria para conhecer Órion, e contar-lhe a história do escorpião.

-Não há tempo a perder vamos logo Urânia, depois terás com ela Mnemosine, agora é tempo de continuar o que foi iniciado.

E enviou Urânia ainda com uma caneca de água na mão para encontrar-se com Apolo.

Quando Urânia chegou no templo de Apolo após alguns cumprimentos ele perguntou se ela havia conhecido Baco.
Urânia respondeu que sim e que sentia muita falta dele.
-Se eu não fosse uma musa eu seria uma bacante.
Apolo achou aquilo muito engraçado e quis mais detalhes sobre as ultimas aventuras de Urânia, comentou que ela estava já uma grande musa e que certamente encontraria outras diversões como as de Baco pelo caminho.

-Duvido muito que sejam como Baco com quem nunca me senti daquele jeito antes.

Antes jamais será como depois, nunca ter se sentido assim antes, de forma alguma quer dizer que voce jamais se sentirá assim depois.

- É verdade. então digo que quero me sentir assim de novo.
-Terás tempo jovem musa. terás tempo.agora vamos até Órion, aquele danado guarda muitos segredos e poderá nos ajudar.
-Por que não posso ir sozinha?
-Creio que seja melhor que eu vá contigo, tendo em vista que em Órion provavelmente serás hostilizada por ele, com quem acabamos de ter mais um problema, e se fores direto até o escorpião dificilmente saberás a história toda, aquele sabe guardar um segredo.

Eu vou começar por lhe contar logo uma parte da história, eu e Órion tivemos problemas, ele queria por que queria casar com minha irmã Artêmis, vi os dois conversando algumas vezes, perguntei, ela negava, dizia que eles eram só amigos, que não havia de fato nada entre eles dois.

eu avisei ela que ele era perigoso, já havia sido acusado de estuprar donzelas , além de um gosto por sangue de animais, mas Artemis disse que sabia a verdade da história e que quem inventou aquilo foi o pai da donzela ao descobrir que a filha havia lhe traído e se entregado ao caçador, o único jeito que ele via de fazer com que sua vergonha passasse era espalhar aos quatro ventos que ela nao queria aquilo e que Órion era um bruto. A verdade é que Órion e Artemis passavam dias e dias caçando juntos, e fazendo assados de animais pela floresta e ainda nao sabíamos que males adviriam se minha irmã quebrasse o acordo de manter-se pura.

-Vais me contar tudo é? prefiro ouvir de Órion, sei que você e Zeus sempre omitem partes da história que eu sei que é melhor se eu souber de outras pessoas.
- devo lhe dizer que seu temperamento as vezes me faz achar que você é filha da própria Hera, rouba sandálias, foge para bacanais, afronta Deuses, acaso compreendes o lugar das musas na hierarquia? acaso sabes que sou um Deus e tu fruto de um plano para recuperar um reles elo perdido.

- Reles elo perdido? reles elo perdido? acaso sou filha de deuses e sei muito bem meu lugar na hierarquia, não tenho imortalidade, ora, grande coisa, meu dons sobreviverão por todas as minhas gerações, quanto ao elo perdido, dizes isso por que nao sabes o que é nascer pra procurar aquilo que você não perdeu, nunca viu, nem sabe como é, e é o tempo todo, elo perdido, elo perdido, elo perdido e agora vem você me dizer que pouco importa o elo perdido, diga isso á Zeus, vá ao Pantheon e liberte eu e minhas irmãs desse fardo, faça algo, ao invés de vir trazer á mim seus desaforos, e nao me conte mais nada que não quero saber, leve-me até Órion.


- Apolo ainda pensou em dizer umas boas para aquela musasinha, deixou pra lá, na verdade ficou meio preocupado o motivo que lhe fazia acompanhar Urânia naquela empreitada era justamente o fato de que ele mesmo estava envolvidissimo naquela história ...


Órion.
Órion era grande e bonito em seus reflexos, Urânia andava por tudo impressionada e impressionou-se bastante.

Apolo e Orion se encararam durante um tempo.

-Por que não a levas para escorpião?
-Foi aconselhada a falar contigo.
-Fui e muito, me chamo Urânia e procuro o...
- Não sei do elo perdido, não serei um signo logo, não sei o que fazem aqui, saiam da frente do meu brilho e vão procurar quem lhes interessa.
- Você quer ser um signo? perguntou Urânia, prontamente Apolo afirmou...
-Essa distribuição já está feita Urânia, seu trabalho é a classificação tão somente.
- É jovem musa, não tente entender os motivos dos deuses, não é mesmo Apolo?
-Órion, olhe pra você, é uma belíssima constelação, fizemos tudo como foi pedido, até as tres estrelas de teu cinturão aí estão, que desejastes e não fizemos?
-Apolo por que nao contas tudo pra musa e resolvemos a questão.
-Oi, a musa aqui quer ouvir sua história, quer que Apolo saia?

Apolo olhou bem pra petulante musa e quando pensou em castigá-la uma flor de fogo saltou sobre ele. muito assustado com aquilo achou melhor repensar.
pois bem, como eu disse está tudo ai muito bonito, muito bem, vou lh esperar ali com o escorpião, sejam breves, afinal, Órion não será um signo e saiu  numa de suas acrobacias.

-O que Apolo lhe contou?
-não quero influenciar sua versão?
-Está com você a matemática?
-É, mas não sei muito sobre isso...
-Acho que ajudará a encontrar o elo...
-O que você sabe sobre o elo?
-Sei que está perdido, que todos o procura e que o céu foi todo reorganizado por causa das primeiras e desastrosas buscas e que existem muitos métodos para procurá-lo e que vocês são apenas uma parte disso tudo.

Urânia teve a impressão de que ele sabia mais...-sempre me pergunto como as constelações sabem de tantas coisas.
-Posso lhe dizer que temos ângulos privilegiados quase-riu o guerreiro.

-Conte-me como veio parar aqui.

- Fui caçador de muitos reinos, abasteci exércitos, palácios, festas e me enamorei muitas vezes, nunca tive sorte para mulheres, sempre trouxeram consigo problemas muitos, excessos de mimos ou de parentes, toda sorte de exigências, fiz vontades e pedi favores como é de se esperar de um guerreiro.

foram muitas estórias, muitas donzelas e outras nem tanto. Uns diziam engodo outros persuasão, a má fama de meus afetos me perseguiu até o dia que achei meu último e verdadeiro amor, irmã de Apolo.


Urânia já sabia mas fez questão de demonstrar um pouco de surpresa, para parecer que sabia bem menos do que realmente sabia.

Pois quando conheci Artêmis tudo fez sentido

-Ai, sei, você nunca tinha se sentido assim antes! disse Urânia saudosa dos bacanais.

-Exatamente! tudo fazia sentido, tudo era bonito, ela não tinha excessos, caçávamos e comiamos , eu gostava de ve-la arrancar as carnes das costelas parecia mais um tigre que uma Deusa. era linda, corria quase sem encostar seus pés nos chão. tudo ia bem, nos separávamos e fazíamos sinais de fumaça ate estarmos no mesmo lugar. eu contei tudo pra ela nunca escondi. Mas Apolo nunca aceitou, um dia por causa disso brigamos, foi uma briga que me deixou tão tenso que pulei no rio e acordei no céu.

-Desculpe, não entendi.
-Pulei no rio para apaziguar meu humor pela briga que tive com Artêmis e acordei aqui nesta constelação.
-Como é que é? você não sabe bem o que aconteceu? você não sabe o que aconteceu! é isso? o que  o escorpião tem haver com isso?
- Ele também cá já estava quando aqui me percebi. dizendo-me que lhe desculpasse que havia me ferido e me envenado e que por isso eu morri e lá estávamos nós dois.

Ai, que história mais pouco esclarecedora, Urânia pensou que melhor seria ter ido logo falar com o próprio escorpião e pior, que ela deveria ter deixado Apolo falar até o fim sua versão, ao menos ela teria três, agora como Órion já estava tempo demais em escorpião, provavelmente ela só teria duas, e saiu voando muito rápido com suas sandálias de Hermes para ver se interrompia a conversa em algum ponto mais elucidativo....




Escorpião
Quando Urânia foi chegando bem devagar em escorpião, ela ouviu a seguinte conversa:

- Ai eu disse pra Carcino pare de chorar. dizia risonho o escorpião
- Não entendo a amizade dele com o Leão, tão diferentes.
- ali é coisa de família, sei por quer ja estive proximo, passei longo tempo enamorado
da esfinge, eu dizia o que queres de mim? e ela me devorava, passávamos a noite formulando enigmas, eu brilhava estrelas , ela fazia tempestades no deserto,
 um dia a desvendei, nos separamos...

- E Òrion, não sabemos mais o que fazer para agradá-lo até três estrelas para que pusesse no seu cinto já lhe demos, e ele continua reclamando e reclamando.
- Tem seus motivos Apolo, pra mim esta muito bem, eu ia ser um escorpião qualquer cá estou, imortalizado. ele era um guerreiro de mil feitos.
- Melhor seria que algum tigre o tivesse devorado.


Urânia resolveu interromper.

- Olá! Escorpião!
- Olá jovem Musa, vejo que tens sandálias de Hermes e flores de Perséfone, deves ser uma excelente musa.

Urânia já foi gostando do escorpião.

- E você tem belos olhos
- Já viram muitos mistérios
-Sabe do elo perdido?

O escorpião riu. balançando o rabo envenenado.

- Sou apenas um escorpião não saberia do elo
- Ele pode estar em qualquer lugar
- Como ele é?

Urânia teve um leve mal estar antes de afirmar que não sabia.

-Como saberás se encontra-lo? como poderás reconhece-lo?

-Ora, escorpião, eu sou uma musa, obviamente quando eu encontrar o elo perdido tudo em mim saberá que é ele.
- Basta-lhe então que você mesma saiba? e se alguem estiver de posse do elo, como poderá você faze-lo saber?

Urânia pensou, pensou, já estava quase indo para a floresta quando lembrou o que estava fazendo ali.

- Como você veio parar aqui?
- Essa história é bem curta Urânia, feri a Órion e fui imortalizado.
-Não entendi muito bem, você matou Órion e veio para aqui.
- Você sabe bem que Apolo e Órin não se davam bem, um dia eu ia passando e Apolo me ofereceu imortalidade em troca de um pouco do meu veneno.
- Você matou Órion? Perguntou Urânia para Apolo.
- Eu não o matei, eu o imortalizei e garanti que ele ficasse longe de minha irmã, não teve prejuízo, ele lá está e scorpio aqui também, tem belas estrelas, vivem aqui nesta linda constelação.

-Ele pediu que você matasse Órion? perguntou Urânia.
-Não, queria apenas um pouco de veneno para suas artimanhas, depois que concedi isso e passei um tempo extasiado com a promessa da imortalidade eu fiquei muito curioso e decidi ir atrás dele, lembro que o segui até uma beira de rio, como fui me esgueirando ele acabou me pisando em um gesto bruto, morri e cá estou.
- E dizem que você matou Òrion!
- Foi meu veneno.

Urânia pensou um pouco e disse para Apolo.
e você o que diz? o que aconteceu?
- Digo-lhe que estão todos bem e imortalizados cada um com seus motivos. nada há que se fazer, está tudo feito, faça sua parte agora.
-Mas eu preciso de mais elementos! cadê o resto da história.
Apolo e o Escorpião entre olharam-se cúmplices e o escorpião disse:

-Urânia, jovem musa, todas as histórias que ouvistes estavam incompletas, apenas não conseguistes perceber isso, cada história só parece completa pelo jeito como ela é contada, aqui não te faltam elementos,  apenas não te contamos a história como gostarias de ouvi-la, sabes o que todos sabem e desconheces o que desconhece a maior parte, continua teu trabalho que pelo que entendi é o de descobrir o oculto ou estou enganado?

Urânia lamentou não ter ainda utilizado a matemática, provavelmente ela lhe ajudaria a resolver os difíceis mistérios do escorpião, lembrou do Leão lhe dizendo que não se devia revelar tudo, sentiu frio, queria um casaco, fazia pouco tempo que tinha saído de casa e sentiu vontade de voltar.

- Tenho a sensação de que tem algo que não aprendi algo importante.
- Há coisas que só tempo poderá lhe fazer perceber jovem musa, sua tarefa é grande e talvez devas voltar muitas vezes ao mesmo ponto para compreenderes de onde partistes.

A cabeça de Urânia que doía bastante desde que ela conheceu Baco começou a doer muito forte e quando ela viu um estranhíssimo e enorme pássaro se aproximando.

- A Fênix de Hermes, disse o escorpião.
Urânia a via pela primeira vez e perguntou - que faz ela?

- Ao contrário de Hermes ela vem buscar coisas.
A Fênix voou sobre Urânia e em sua decida bicou levemente as sandálias de Urânia

- Siga com ela disse Apolo, veio busca-la, deixe-me aqui e siga, alguem precisa ve-la.

muito contrariada por que queria mais informações e por que sentia incompleta sua tarefa Urânia voou com a Fenix.

Esta lhe conduziu até o Mouseion, quando chegaram á porta  e Urânia ia se despedir da Fenix, com a qual não conseguiu conversar,  esta deu um grande pio ardeu em chamas fez uma chuva de cinzas e estas se transformaram em um colorido e estranho ovo, que Urânia ia catar não tivesse sido mais rápido que ela Hermes que chegou neste mesmo momento e disse:

-Em tempo! pensei que ela não conseguiria concluir a tarefa já estava muito velha e cansada.
-O que aconteceu? perguntou Urânia
-Assim são as Fênix, quando seus ciclos se fecham ardem brasas, tornam-se cinzas e voltam ao seu estado original de ovo, leva alguns dias pra chocar, coloco dentro de minhas sandálias e passo muitos dias sendo bem delicado em meus passos até que ela renasça.
- Minha cabeça dói!
-Zeus e suas irmãs lhe esperam na biblioteca, beba água e descanse  a constelação de escorpião tem estranhos efeitos, sempre volto de lá morto e por isso temi que a Fênix não conseguisse concluir sua tarefa.

Zonza e confusa, Urânia foi até a biblioteca após algumas canecas de água, lá estavam Zeus e todas as outras musas, esqueceu um pouco o mal estar e foi abraçar suas irmãs.

-Como foi sua visita ao escorpião perguntou Zeus lhe rodopiando no ar
-Não me balance, estou enjoada.
-Fale com Hera que ela sabe resolver esses problemas.
- Foi difícil, muitos mistérios e histórias incompletas.
- Conte-nos o que aconteceu, disse Calíope.
- Urânia contou a história e ao fim percebeu que o Escorpião tinha razão, ela contou ao seu modo como se as coisas tivessem começado e findado num curto espaço de tempo e assim não tinha sido, era uma longa história , ela contou apenas uma parte e percebeu que sempre faltaria algo como faltava o elo da corrente do destino.
- Não parece incompleta ! falou cantarolante Euterpe
- Talvez não esteja disse Urânia.
- Que me dizes ? perguntou Zeus.
Urânia pensou um pouco e resolveu que mesmo que tivesse aprendido muito com o escorpião não ia deixar barato e lhe deu os seguintes atributos.

- Estarão sempre incompletos como a história de Órion, ou como a vida das Fênix e sua estranha imortalidade que passa pela morte, padecerão dos ciúmes e das raivas que motivam venenos, serão bons para a investigação e para as grandes paixões, dou-lhes a sensualidade de Órion e os mistérios do escorpião, terão o poder de renascer estrelas, mas terão de aprender sempre a cuidar de seu próprio veneno afim de não serem vitimas dele ou de ciúmes como o de Apolo, Serão falantes, mas terão sempre algo que mesmo que tenham dito parecerá escondido, devem ser bem investigados a fim de que revelem mais sobre o elo perdido, preciso vomitar um pouco antes de continuar.

Zeus concedeu os atributos mencionados por Urânia e acrescentou mais alguns sem dizer nada, e mandou Hermes r buscar uma das poções de Hera para curar os enjoos de Urânia, havia ainda muito o que fazer e nemosine já havia tido problemas demais com os efeitos da passagem de Urânia pelos dominios de Baco.


Sagitário
Queridas Musas, disse Zeus, trouxe-lhes aqui por que todas vocês devem conhecer Quíron, que por ocasião da necessidade de Urânia visita-lo foi convidado por mim a vir aqui, ele é um grande mestre, e o maior dos semi-Deusas, passa a maior parte do tempo em sua constelação onde não lhe dói a ferida imortal que tem, aceitou meu convite de vir ministrar-lhes alguns conhecimentos e por isso estão todas aqui. Dito isso entrou pela porta muito majestoso e um pouco trôpego pela ferida que tinha na perna e vinha coberta com um pano Dourado uma enorme criatura, metade belo homem, metade belo cavalo. fez uma muito elegante saudação e disse:

- Há muito que queria ve-las, já ouvi falar muito de vocês, seus atributos e missão e por isso aceitei o convite de Zeus para vir passar um tempo com vocês aqui no Mouseion . - Cada passo de Quiron pela biblioteca causava um leve medo de que ele derrubasse alguma coisa com suas tantas patas e mais os braços, e não foram sem motivos os medos, muitas coisas foram derrubadas durante a estadia de Quiron, este esforçava-se ao Maximo para manter a elegância de sua postura, no entanto sobravam-lhe membros e vez por outra lhe acometiam dores astrais, por conta de sua ferida imortal. 

Após muitas aulas e muitos conhecimentos trocados, Urânia pediu para ter com ele uma conversa particular, precisava saber dele para poder distribuir os atributos, sentia-se tão capaz, tão consciente que tinha uma vontade enorme de continuar sua tarefa, tinha ficado assim após as aulas e também depois que algumas poções de Hera lhe provocaram estranhos efeitos, seguidos de profundo bem-estar. 

Quiron convidou-a para ir até uma caverna, onde poderiam conversar melhor sem ser interrompidos. 

- Aqui vivi grande parte de meus dias, fui muito desastrado e isso sempre me atrapalhou um pouco, aqui fiquei inicialmente para que eu nada quebrasse, conheci muitas pessoas que por aqui passaram, sempre gostei muito de conversar e de aprender coisas novas, assim de forma irregular, fui aprendendo muitas coisas e em algum tempo me chamavam sábio, comecei a receber convites para falar ensinar bons modos, inclusive aqueles os quais nunca pude aprender por conta de ter sempre a sensação de que algo em mim transcende aquilo que eu simplesmente deveria ser, eu poderia ser apenas homem e teria apenas duas pernas ou fosse eu um cavalo teria mais duas patas, resigno-me assim  é e nada posso fazer, aprendida esta lição, ficou-me muito fácil aprender outras. Urânia ouvia tudo muito atentamente, meu segundo aprendizado após compreender minhas limitações, foi apreender a conviver com as limitações alheias e creio que por isso me chama de bom mestre.

Assim eduquei muitos reis e me fizeram rei, ajudei meus irmãos em umas batalhas, lutamos contra os que queriam nos por rédeas, enquanto rei não podia aceita-las, enquanto Centauro eu as sabia úteis encerramos as guerras contras as rédeas, lhes aceitando enquanto filosofias, eu e meu povo aprendemos a controlar o desregramento de nossa condição e tudo ainda estaria bem não fosse o erro de Hércules que me deixou essa ferida e me fez lembrar pra sempre a importância da tenacidade e das decisões mais acertadas. 

Deram-me a imortalidade de um Deus, e para sempre eu teria a dor de minha ferida, assim troquei minha divindade por uma semi-divindade, pois ser semi, sempre pareceu parte minha própria condição, quando brilho entre as estrelas não me dói o ferimento, mas mesmo assim, algo em mim deseja o mundo palpável e venho sofre e gozar um pouco desse mundo que meio me pertence. 

Urânia pensou que teria pouco trabalho em classificar o Centauro, pois ele mesmo se apresentava muito claramente em seus atributos, sentia-se bem ao lado do centauro e pensou que ainda precisava aprender muito e que provavelmente também se sentiria incompleta até que encontrasse o elo perdido. 

passaram muito tempo na caverna e Quiron lhe ensinou muitas coisas sobre cavernas, mundos, estrelas, guerras e filosofias, Urânia sentia-se cada vez mais apta e pediu-lhe ensinamentos matemáticos, desejava saber mais, Quiron lhe ensinou o que pode até que sua ferida começou a doer muito e Urânia disse-lhe que melhor seria se ele voltasse a sua constelação, assim foi feito e Quiron despediu-se de Urânia com o seguinte ensinamento:

- Tire das coisas aquilo que elas podem lhe dar, nada nunca estará completo, o que não foi lhe revelado, estará no mundo das possibilidades, estude mais os cálculos e veja sempre o que mais se aproxima daquilo que você quer descobrir, assim mesmo que lhe falte ou lhe sobre algo, sempre haverá um caminho, aprenda a voltar atrás, deu um pequeno riso, e quando fizer isso cuide de não quebrar nada. 
Urânia riu, era bom professor mesmo aquele bicho. 
O Centauro voltou gemendo para as estrelas e Urânia ficou sentada na Floresta muito pensativa olhando para suas sandálias, teria de voltar ao Mouseion para ver Zeus, antes queria pensar um pouco mais...algo nela estava transbordando e ao mesmo tempo faltava algo onde por aquilo que lhe sobrava, e assim deixou-se ficar entre filosofias até que resolveu seguir. 

Falou com Zeus e concedeu aos filhos daquela constelação os dons que o próprio Centauro havia lhe narrado, e deu muita ênfase a capacidade de quebrar coisas, fossem barris ou idéias e assim Zeus concedeu os atributos que o Quiron mesmo havia sugerido. 

Com Sagitário Urânia superou o mal-estar de escorpião e sentia-se pronta para novas empreitadas, estava consciente, tinha estudado bastante e a incompletude não mais lhe atormentava. 




Capricórnio

Urânia andava um pouco triste pelo Mouseion, Zeus disse-lhe que aguardasse que ela iria viajar com ele, sentia falta de Baco, queria vinho e estava proibida de tomá-lo, aquilo lhe enchia mais de tristeza que de raiva, pois havia aprendi do muito bem a controlá-la depois de sua estada com Quíron, todos podiam perceber sua transformação, estava mais calma e mais triste também. se lhe perguntavam o que tinha ela dizia,   não tenho o que quero, e se deixava pensativa pelos cantos, ajudou Calíope com uns poemas, fez musicas com Euterpe, contou umas histórias para Clio , ate que Zeus lhe chamou, venha vamos viajar.

Aquilo deu uma alegria nova pra Urânia que rapidamente calçou suas sandálias para ser levada ao Olimpo, seria a primeira musa a visitá-lo, ficou muito feliz pois assim poderia ver os lugares de onde o elo tinha caído e talvez pudesse mesmo conhecer a própria corrente do destino. 

Quando chegaram no Olimpo Urânia realmente sentiu-se impressionada, jamais havia visto tantas coisas grandes e boas de se ver, por todo lado haviam Deuses cuidando dos destinos dos homens, Zeus a levou até a corrente do destino, estava parada os deuses cada dia mais tinham mais problemas tinha-se posto fim ao previsível, agora era correr contra os sobressaltos, redobrou-se a atenção, as negociações com outros Deuses em outros reinos estava cada dia mais intensa e por conta do elo perdido as negociações ficaram tensas, ninguém mais sabia o que poderia acontecer. 

Zeus explicou muito sobre a política dos deuses para Urânia, contou-lhe das negociações que estava ocorrendo, dos desafetos, da necessidade constante de apaziguar humores em nome da harmonia e do bom funcionamento do Olimpo e seus domínios, a jovem musa percebeu que sua capacidade de compreender as coisas havia aumentado e que ela percebia cada vez mais coisas e as percebia cada vez melhor.

Urânia prestou muita atenção em tudo, sabia que o papel das musas era de grande importância para o funcionamento do Olimpo, em breve elas estariam prontas para visitar outros Deuses e reinos e deveria saber muito sobre muitas coisas e pelo menos um pouco sobre outro tanto de coisas para que fosse compreendida e pudesse compreender aquilo que ao seu redor se passaria. 

Fez longos passeios, conheceu muitos elementos importantes, ouviu muitas versões sobre a perda do elo, visitou lugares por onde o elo poderia estar e ja estava muito imersa em todas aquelas informações quando seus lhe lembrou, agora vamos continuar com o zodíaco, falta muito pouco para que a tarefa se conclua, venha preciso mostrar-lhe algo. 

Foram para uma grande sala muito iluminada e tinha muitos lugares para se deitar , muitos recostos , peles, plumas, cortinas e no meio disso tudo uma enorme mesa com incontáveis lugares e no centro dela estranho objeto. 

-Vá até lá e pegue - disse ele apontando para o objeto. 
Assim fez Urânia e quando ela tocou no que ela viu ser um chifre  toda a mesa se encheu dos mais diferentes vinhos e Zeus caiu numa gargalhada divida. Urânia no entanto ficou muito impressionada e ao mesmo tempo envergonhada por que um seu desejo há muito reprimido foi revelado. 

-Saudades de Baco? perguntou Zeus ainda risonho. 
- Acho que sinto falta de seu vinho.
- Tome um pouco.
-Quererei mais, sentirei mais falta, melhor que eu não tome
Zeus pode perceber o quanto Urânia havia crescido, pensou que ela era uma boa musa e não teve medo de gosta-la como se gosta de uma caçula, um pouco mais de amor, um pouco menos de regras. 

-O que é esse chifre? 

- É a cornucópia de minha ama de leite a cabra Amaltéia, você não sabe, mas sou um caçula como você, antes de mim já haviam Hades e Poseidon, eu poderia ter sido devorado e não fui, Amaltéia me salvou com seu leite, lhe diziam feia, eu só lhe via beleza, brincávamos juntos, subimos muitas vezes esse monte as espreitas, enquanto fui pequeno, ela me ensinou a ter coragem de vir até aqui onde seria meu lugar, me mostrou o poder que eu teria garantiu meu alimento enquanto precisei e eu lhe fiz a crueldade de quebrar-lhe esse chifre, pensei que ela se zangaria comigo, mas a unica coisa que me disse foi que minha força cresceria muito e eu precisaria aprender a dosa-la. me ensinou a esperar, é responsável pelo tempo e pelos ciclos que depois criei por sua causa. quando subi pela ultima vez a montanha para tomar o poder que me pertencia pela divisão dos reinos a deixei tristonha, lhe concedi quantas dádivas pude,  a imbatividade no pêlo, a aura de beleza que depois pode ser apreciada e á este chifre que tens nas mãos foi concedido o atributo de realizar quantos desejos fossem feitos.

Esteve na posse de Amaltéia até que ela morreu, fiz muitos esforços para que aceitasse a imortalidade, ela se recusou queria seguir o destino das Cabras e achava que melhor seria ser bem lembrada que continuar na caverna onde vivia ou subindo montanhas, assim transformei-a na bela constelação que vais visitar e também concedi o mesmo dom aos meus pequenos irmãos seus filhotes que sozinhos ficariam sem Amaltéia, lá vivem juntos imortais e incontestavelmente  belos. 

A história deixou Urânia muito emocionada e ela quase toma uma caneca de vinho, achou melhor partir, queria conhecer a cabra que havia alimentado o grande Zeus. 

Ela viajou bem rápido e de repente percebeu um gosto de leite na via láctea, um gosto bom de leite, tinha vontade de beber brilhos e lambuzar-se de algo que ela não via mas sentia. e assim num lugar muito alto ela avistou um enorme brilho e sabia que tinha chegado na constelação da Cabra. 

- Olá musa, já lhe esperava, seja bem vindo, como tem sido sua empreitada? 
- Cansativa... mas pelo que sei já estou perto de concluir. 
- Força é sempre importante.
- Me disseram que melhor que a força são as estratégias - havia aprendido com Quiron, achou bonito repetir.
-Uma não substitui a outra, se queres subir uma montanha deves aprender a estratégia de desviar-se das pedras, mas deves ter a força necessária, por que quanto mais perto do cume mais esforços deves fazer. 
Urânia nunca tinha pensado daquela maneira, pois usava sandálias de voar e subia montanhas num único salto, mas incorporaria aquela conhecimento aos seus mais importantes. 

- Fale-me de como veio parar aqui? 

Eu vivia em minha caverna, não gostava dos comentário que de mim faziam  por conta de meu pêlo embaraçado e meu rabo de peixe, minha mãe foi uma linda Oceânida,  nunca gostei de me pentear depois que mergulhava nos oceanos, assim fiquei mais escondida que visível, se  revezado entre a caverna e os fundos de mar. 

- E a força que você falou. 
- Nunca quis fazer esforço nenhum para isso, tinha coisas melhores pra fazer, subir montanhas, alimentar filhotes, cuidar da boa grama do meu pasto, que digam o que pensem, me importam meus próprios pensamentos e as coisas por fazer, se me deram tarefas cumpri, ajudei Hermes muitas vezes entregando coisas em lugares tão perigoso que ele mesmo não quis ir, Hermes é meio medroso você sabe. 
- Urânia riu, os medos de Hermes eram famosos por serem repentinos. 

- Um dia me trouxeram Zeus, pequenino, pequenino, disse que não teria mãos para segura-lo, mandaram-me ninfas para carregá-lo, dormiu sobre meu pêlo, tomou meu leite,  quando aprendeu a andar dispensei as ninfas, subimos montanhas rolamos pelas relvas admiramos a planície, nadamos em muitos lugares, lhe ensinei os perigos da terra e da água , as vantagens dos cumes e das profundezas, e assim o vi se tornar o que ele nasceu pra ser, um rei entre reis, um dia ele quebrou meu chifre, soube que em breve ele partiria, sua força estava se desenvolvendo, ele tinha medo de subir o monte Olimpo,  temia não saber descer, eu lhe ensinei que o importante era subir e foi custoso fazê-lo compreender o que era a imortalidade, muitas vezes despencamos juntos das altas colinas ele se agarrava a mim e cria sobreviver por ter-me abraçado, quando era sua própria imortalidade que nos salvava.

Quando tornou-se quem é me ofereceu imortalidade na terra, não quis, disse que preferia lugares mais altos e ele me deu essa linda constelação para mim e meus filhotes, que ele tinha por irmãos e assim cheguei aqui. 

- Por muitos méritos disse Urânia. 
- E muitos esforços completou a Cabra
-Eu lhe acho muito bonita. 
- São os belos reflexos que Zeus me concedeu. 
- Acho que já sei de tudo.
- Nunca saberá, enquanto um elo estiver perdido, o tudo estará perdido e restarão apenas fragmentos, concentre-se e talvez um dia tudo esteja reconstituído. 
- Quer um pouco de Leite Galático?
- O mesmo de Hércules e Zeus?
- cada um tomou de um diferente, agora se misturaram.
- Quero!
Um filete de leite começou a cair e Urânia o bebeu sofregamente como um filhote , terminada a dose, ela se sentiu bem forte, agradeceu muito a cabra e voltou ao Olimpo sem usar as sandálias de Hermes. 
Zeus gostou muito dos dons que Urânia concedeu a sua Cabra, gostava muito dela e esperava bons atributos.

- Os filhos da Cabra serão fortes e saberão subir difíceis montanhas e atravessar os profundos e molhados abismos., terão o desapego para os outros  e boas opiniões, saberão conjugar força e estratégias em suas ações, serão amorosos e sensíveis, bons companheiros para escaladas, mas manterão sempre a ressalva sobre os caminhos, serão desconfiados por conta de terem chamado feia Amaltéia, mas suas opiniões serão tão fortes e boas que isso será apenas um detalhe, Zeus gostou muito e concedeu uma dose extra de sorte para os filhos da Cabra, tinha muitos motivos. 





Aquário:

Urânia estava em boas férias no Olimpo, aprendendo coisas e conhecendo pessoas quando começou a cismar com uma coisa,  ela percebia seu corpo crescendo, algo que ela até chamaria envelhecer não fosse tão jovem, e notava que os Deuses contavam histórias de muito tempo atrás e parecia que eram tão vigorosos naquele tempo quanto eram naquele momento.
Sentou-se na grande mesa e já ia pegar a cornucópia e tomar uns vinhos quando um belíssimo rapaz se aproximou dela, trazia um enorme cântaro que pôs suavemente sobre a mesa.
-És a musa que por ai se comenta que está buscando o elo perdido?
Ele riu, era tão belo, parecia um pássaro, parecia um gato, Urânia passou um tempo perdida vendo a beleza do rapaz até que perguntou
- Sou eu mesma, como te chamas? tens vinho?
- Me chamo Ganimedes, não tenho vinho, gostas de vinho?
-Muito mesmo, tenho evitado, há pouco tempo estive com Baco e passei muito tempo me recuperando da visita, desde então evito.
-Deves ter excedido a dosagem, tudo são doses.
-É, alguém já me disse isso, mas acho que eu não tinha aprendido ainda, lembrarei, que tens ai?
- O néctar dos Deuses.
- És o Ganimedes da constelação, como pude não lembrar, és o próximo que verei.
-Já estás me vendo.
- O que é o néctar dos deuses?
-Uma mistura de muitas coisas, flores, frutas, seivas, animais, muitas coisas , muitos gostos e sabores, ele garante a jovialidade dos deuses, quando eles o tomam renovam-se suas energias e eles experimentam outras juventudes,
A boca de Urânia encheu de água, ficou pensando em coisas de consistências diferentes, lembrou das uvas maduras de Baco, os olhos de Ganimedes riam.
- Queria provar um pouco, posso?
-És uma deusa?
-Sou uma musa.
-Então acho que não pode. o que faz uma musa?
- A gente procura o elo que não perdeu, e prende coisas sobre todas as coisas e depois tem que desvendar mistérios e descobri muitos segredos e evitar confusões e ai... me quais os efeitos desse néctar? você mesmo que faz?
-Faço, é com a receita de Hebe.
- Já ouvi falar dela, foi ela que lhe deu a receita.
-Não sei muito bem, parece que ela não queria mais ficar por aqui. teve alguns problemas, parece que derramou o néctar numa das túnicas favoritas de Hera e foi uma grande confusão...
-Hera e seus temperamentos...
- Como Zeus gosta muito de me fazer belos cachos no cabelo e de me ver preparar o néctar para ser o primeiro a tomá-lo pela manhã ou de noite, fiquei aqui.
-Queria tanto um pouco.
- Não devo.
-Só um pouquinho...-Disse fazendo cachos nos lindos cabelos de Ganimedes.
Ele amoleceu e já punha a mão no cântaro, Zeus entrou na sala.
- Já se encontraram!
-Quero o néctar dos Deuses- disse caçula Urânia
-Não podes bebê-lo, não sabemos os efeitos.Mas tenho um presente para ti- E deixou Urânia ver o que escondia, um lindo casaco feito com pelos da juba do Leão de Neméia, ficou felicíssima vestiu seu casaco e pôs-se a conferir seu reflexo no cântaro quando viu que Zeus dizia algo para Ganimedes, este recolheu o cântaro e saiu.
- Eu mesmo que contarei a história de Ganimedes, ele serve e faz um excelente néctar com a receita de Hebe, sendo assim deixei-lhe ficar , numa noite muito especial ele me serviu um néctar tão prazeroso que dei-lhe uma constelação, que atributo lhe dás?
 Urânia que ainda experimentava formas de usar seu lindo casaco, olhou bem para Zeus e disse:
- Ainda estou experimentando meu casaco, não consigo pensar nisso agora, dê-me um tempo, depois direi o que essa história pode dizer.
-Está feliz com seu casaco?
-Sim, tenho vontade ir mostrá-lo para Perséfone, mas lá é tão quente, não ficaria bem, talvez quando ela for florir os campos... vou procurar algum lugar frio para mostrar meu casaco em breve retorno e saiu da grande sala.

Quando viu-se sozinha Urânia tirou seu casaco e ficou cismando, queria o néctar de Ganimedes, parecia muito bom. sua boca novamente se encheu de água, saiu passeando pelo Olimpo em busca do Cântaro e seu dono.

Viu Ganimedes numa pequena sala onde alguns deuses regozijavam-se com sua iguaria, Urânia ficou seguindo os passos de Ganimedes até ve-lo entrar no local onde ele imaginava que o néctar devia ser feito pois viu quando seu cântaro secou.
-Deixe-me lamber o pouco que sobrou no fundo do cântaro.
- Não ouviste Zeus?
-Deixe-me saber que gosto tem...

Foram tantos, rogos, suplicas e cachos que fizeram o seguinte acordo, Ganimedes colocaria na boca de Urânia pequenas porções de todos os elementos que compunham o néctar , desde que ela se deixasse vendar e que não revelasse á ninguém o que tinham combinado.O que Urânia aceitou imediatamente. Ganimedes pegou algumas coisas e convidou Urânia para ir até a floresta. Com deitou Urânia no chão, cobriu seus olhos e colocou o primeiro elemento do néctar na boca de Urânia, ela engoliu suavemente deixando um pouco em sua garganta e assim foi, a da um dos elementos Urânia dava pequenos gemidos de satisfação, ja estava num estado que ela não havia ainda experimentado, quando Ganimedes lhe descobriu os olhos e disse que assim era. ela já tinha provado todos os elementos. Uma aflição enorme tomou conta de Urânia, faltou alguma coisa, ela já estava quase tendo o prazer divino que tinham lhe prometido, levantou-se tão abruptamente que acabou por se engasgar, ficou engasgando tanto que Ganimedes ficou preocupado, tão preocupado que teve de lhe dar a única coisa que tinha para ela beber, acabou tendo de lhe dar um gole grande do néctar pronto que sempre trazia consigo.

Urânia bebeu e foi invadida pela sensação que sabia que lhe havia sido privada, fez mil cachos em Ganimedes prometeu tudo que ele queria ouvir, disse que não queria mais procurar o elo, ficaria ali, tomando néctar, e experimentando sensações reservadas aos deuses e que o elo pouco importava que se extinguissem todos os seres humanos,  que chovesse até o mundo se inundar que ela faria um barco, só para Ganimedes, ela e os ingredientes do néctar.

Ganimedes que no principio achou todas as promessas muito engraçadas começou a lhe contar a seguinte história, essas coisas que dizes já aconteceram em outro tempo, por conta delas que cá estou.
Urânia não prestava atenção, queria mais néctar, queria mais daquela sensação, Ganimedes á sacudia - É minha história. Urânia despertou de seu estado e disse:
- Me explique melhor.
Ganimedes então lhe contou a seguinte história:
- Viviam todos os homens na terra, quando Zeus me conheceu, Hebe havia desistido de servir o néctar e Zeus achou que eu mesmo deveria servi-lo, falou que era apenas por uma noite, fui. Depois de muitas noites, disse-lhe que precisava voltar, que tinha uma vida pra cuidar, que tinha coisas pra resolver, ele me disse que não havia mais mundo, que tudo que eu conheci não existia mais era tudo águas passadas por cima do mundo. não cri, Zeus se transformou numa águia e me fez sobrevoar meu mundo para que eu constatasse que nada restara o tudo havia sido destruído, não havia mais nada.
Disse pra ele que eu então me afogaria e que não mais faria o néctar ele ficou furioso, eu lhe disse que pouco me importava pois nada mais havia que fosse meu.Estávamos neste embate

Zeus me prometeu devolver os homem ao mundo e assim foi feito, no entanto com mede de que eu desejasse voltar ao meu antigo mundo, ele transformou tudo em um lugar frio e sem luz, ajudei um único homem a roubar o fogo olímpico e levá-lo a terra, uma grande piada no Olimpo foi criada e até hoje se diz, foi Zeus que Prometeu e esse homem ficou conhecido como Prometeu.

Cumprida as partes do acordo fui presenteado com o com o cântaro e iniciei meus trabalhos no Olimpo, com o tempo comecei a perceber a beleza de tudo,  faço tudo com muito prazer, ganhei minha constelação, fico olhando de noite e pensando no que seria de todos os humanos por um simples capricho de um único deus.

Urânia ficou um tempo de olhos fechados e em suas vistas toda história se passava, conseguia ver as águas invadindo as cidades e tomando conta de tudo, viu o sobrevoou do Zeus águia pelo mundo de Ganimedes, sentiu sua angustia e viu-se no mundo escuro ainda sem o fogo de Prometeu. abriu os olhos muito assustada e contou tudo para Ganimedes.

O efeito do néctar em Urânia foi um choque, ela podia ver o passado, então talvez se ela tomasse uma boa dose pudesse ver o que aconteceu com o elo perdido e desvendar todo aquele mistério que envolvia sua vida e de suas irmãs.

-Mas não podemos contar a Zeus que eu lhe dei o néctar estávamos proibidos eu de dar-lhe  e voce de tomá-la.

-deixe-me tomar outra dose, para saber o que acontecerá, se eu descobri onde está o elo perdido ninguém se importará de eu ter tomado o néctar dos deuses.

Ganimedes relutou, tinha medo de novas represálias, oriundas das Zeus.
depois de muito discutirem Ganimedes resolveu que talvez aquilo fosse uma alternativa de solução para o problema do elo e decidiu que daria uma outra dose do néctar para Urânia, talvez se fosse o responsável pela descoberta do elo perdido ganhasse uma nova estrela para por em sua constelação. seguiram de volta para o Olimpo, pois tinham consumido todos os elementos necessários para a confecção do néctar , pelo caminho foram conversando sobre o que poderia ter acontecido se os homens tivessem se extinguido. imaginaram o futuro, Ganimedes ia lhe contando como teria reconstruído o mundo se fosse dele esse poder. 
Quando chegaram no quarto de misturas de Ganimedes, Urânia deitou-se sobre uma pele listrada  e Ganimedes deu-lhe uma boa dose do néctar Urânia sentiu novamente aquele prazer encher-lhe a boca, e depois de um sentimento de pequena morte e ressurreição ela se concentrou muito no elo, mas quando fechou os olhos era novamente o mundo de Ganimedes que ela via, as mesmíssimas visões.

muito decepcionada ele disse:
É teu mundo que se repete e se repete em minha frente, teu prazer e tua angustia, são eles que eu sinto. lamento, sei que um dia o mundo será outro e as vontades de deuses parecerá mais com as outras vontades, achas bom sentir-se assim.Ganimedes sorriu, o efeito do néctar em Urânia era igual ao que ele próprio sentia, por não ser um Deus e tomar seu poderoso néctar da juventude.

Primeiro experimento o prazer de um deus, depois me vem toda a miséria da minha condição de estar preso ao meu mundo terreno, e assim eu sigo mediando o mal-estar com o prazer de forjar-me deus em sensação divina. 
Urânia achou muito importante o néctar de Ganimedes, fez ela ver faces do mundo e da vontade dos deuses que ela ja tinha percebido em suas brigas internas, mas ainda não tinha conseguido perceber seu efeito na vida de outros seres. despediram-se, prometeram guardar segredo, ele disse que ela sempre poderia tomar néctar com ele e compartilharem prazeres e angustias do mundo, não acharam o elo perdido, mas forjaram um muito forte ele feito de parte gozo e parte esperança de outros tempos melhores, que dissipassem os maus sonhos de Ganimedes que ela experimentava.  
Zeus não entendeu muito bem por que Urânia concedeu o dom de ser um visionário para os filhos da constelação, foi enfática e ainda disse que em algum tempo depois de muitas guerras os daquela constelação teriam um tempo só seu. Zeus queria manter segredo, Urânia fez o mesmo. manteve seu segredo e concedeu aos aquarianos os atributos das boas conversas, da grande sensibilidade para as sensações, dar-lhes-ia o prazer pela liberdade e para os gostos estranhos e ficaria sempre marcados pela sensação de serem únicos, para que possam compreender a importância de estar entre muitos para experimentar sua própria singularidade. deu lhes fluidez de pensamentos e talento para a reorganização, esse foi particularmente dado para que um dia se reconstruísse o mundo de Ganimedes, quando estava quase encerrando os atributos concedeu-lhes o dom de serem bons sonhadores, tentando apaziguar assim a aflição do dono da receita do néctar dos deuses.
Zeus muito desconfiado, disse
que assim seja feito.

Peixes.
Após alguns estranhos sonhos e ainda com o gosto de néctar na boca Urânia foi convidada para uma cerimônia uma celebração que era sempre feita por conta do casamento de Poseidon com Anfitrite, todos estariam lá e seria uma belíssima festa dessa vez não no fundo do mar como sempre acontecia, mas na  praia, para que pudesse ser observada a homenagem que seria feita para um dos  Delfins de Poseidon. que seria tão homenageado que o colocariam em dose dupla no céu, além disso foi também o escolhido para fazer o encerramento do zodíaco e fechar o ciclo, naquela noite todas as constelações que foram escolhidas para comporem o zodíaco deviam brilhar todas as suas estrelas, os que podiam estar na praia estavam, depois da festa da perda do elo, dizem que essa foi das mais bonitas, todos elogiaram muito o trabalho de Urânia, Hermes lhe trouxe muitos recados de boa sorte e de que ela era uma musa muito boa. 

Contaram-se estrelas Baco mandou um vinho tão forte pra Hera que ela saiu distribuindo estrelas e oferecendo constelações a quem quisesse, foi realmente uma festa, estavam todos interessados nos signos, na divisão dos atributos e na classificação dos mesmos que já quase nem se lembravam do peixe que estava sendo duplamente homenageado, por que encerrava um ciclo e por que tinha sido o mediador do casamento de Poseidon com Anfitrite. foi a festa de Urânia, ela chorou muito e ficou muito emocionada com tudo, ficava lembrando as pessoas que era só o trabalho dela e que ainda nem tinha acabado e que aquela constelação ainda estava sem seus atributos e que era preciso assim fazer para que o trabalho se concluísse.

Urânia achou que iria encontrar Baco na festa, depois ouviu que ele ainda andava as voltas com novos experimentos influenciados por seus encontros e não apareceria, isso deixou Urânia um pouco triste e ela foi sentar-se um pouco mais longe de todos já perto do mar, quando chegou lá ela viu que tinha outro ser ali também bem quietinho, era um golfinho.



- Olá como vai?

- Não tão bem quanto voce que acabou ficando com todas as minhas homenagens mas estou bem, obrigada

- Você é o Delfim homenageado?

-Pois é nem fui apresentado, voce chegou e ficaram todos querendo saber de signos e zodíacos e contar seus próprios atributos e eu ainda nem pude lhe contar minha história.

-Pois este é o momento me conte!

- foi assim Poseidon apaixonou-se perdidamente por Anfitrite, ela era mais bonita das filhas de Nereu, mas não queria nada com ele, não queria ser uma rainha, ela queria catar as conchinhas da praia e brincar com meus irmãos e fazer coroa de algas, nada dessa coisa toda de ser a rainha dos mares, Poseidon vivia atrás dela queria casar, queria que ela fosse sua rainha e ela nada, ja estavam falando que ele perseguia ela e que mandava-nos segui-la, nada disso, ela a cortejava, mandava presentes, queria estar perto dela, queria poder conversar e lhe dizer as coisas boas de ser rainha, e assim eu fui tomado da vontade de ajudá-lo e acabei indo me juntar aos muitos meus irmãos que brincavam de correr oceanos com as Nereidas, falei pra ela como era bom ser rainha e que ela poderia correr todo o oceano e tudo seria seu e de como os olhos de Poseidon brilhavam quando a viam mergulhar em ondas azuis. assim ficamos muito amigos, ela permitiu a aproximação de Poseidon, navegaram todos os mares, viram mil correntezas, ele lhe mostrou todos os peixes mais engraçados que existia e assim se casaram, estive presente eu e meu irmão neste grande dia, chorei muito foi muito bonito, até hoje me são agradecidos pela felicidade de estarem juntos.

Na cerimônia estivemos eu e meu irmão, mas ele é muito tímido e prefere nao aparecer por isso, dizem que estou sendo duplamente homenageado, mas devo dizer-lhe, que o outro peixe é meu irmão.

-É um bom jeito de encerrar o Zodíaco, com um casamento!

Riram e a mágoa do peixe passou conversaram ainda mais o peixe lhe disse que era muito emotivo e por tudo se sensibilizava por isso tinha ajudado Poseidon a conseguir seu amor.



Zeus chamou Urânia e o golfinho, subiram numa pedra bem alta e antes que Hera mandasse acender a constelação dos Peixes, Zeus pediu que ela concedesse os atributos da constelação.

-Assim na frente de todo mundo?

-Só falta essa jovem musa, encerra-se o seu trabalho zodiacal nesta classificação.



Urânia viu milhares de olhos de todos os tipos de criaturas em torno de si, todos loucos pra saber mais sobre os signos suas classificações, queriam saber qual constelação era a sua e que dia o Mouseion ia liberar a classificação completa e era tão grande a bagunça que Urânia deu uma leve tremida.



Eu lhes concedo amorosidade, sensibilidade, capacidade de reverter situações, mas também lhes marco com a timidez e a dificuldade para a tomada de decisões, deverão aprender a superar sua vontade de fugir das dificuldades e a superar sua impaciência.



assim seja disse Zeus enquanto Hera acendia a ultima das constelações zodiacais.

Nesta mesma noite Cronos criou o primeiro projeto de ciclo de 12 para que se pusesse enfim classificar os seres humanos, quando Urânia desceu da pedra recebeu muitos beijos e abraços, viu o golfinho das lindos saltos e ser muito aplaudido. entre lagrimas emocionadas e cansadas ela recebeu de Hermes uma garrafa e um bilhete. Como estivessem molhadas as penas de suas sandálias, Pediu emprestado o carro de seu bagunceiro irmão marte que contava mil proezas entre muitas donzelas e foi feliz, sorridente e aliviada procurar Baco para dividir com ele aquela excelente garrafa de vinho. quando atrelava os cavalos Zeus a viu e disse, foi muito bom seu trabalho, ajudará muito suas irmãs e serás muito lembrada por muitos e muitos séculos.

Urânia riu desajeitada já com as rédeas do carro de Marte.



Zeus deu um tapinha num dos cavalos e disse: vá! direi a Mnemosine que te enviei em outra descoberta, volte em 1 ciclo desses novos, tens muito ainda o que fazer. Antes de sair Urânia disse posso pedir só mais um atributo para os filhos de peixes.

-Diga.

- Deixe-os serem sonhadores para o amor e viverem no por si e pelos outros.

Zeus riu e disse, como os romanos! e fez a vontade da musa que saiu em disparada em busca de novas sensações!





Nenhum comentário:

Postar um comentário